Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe diploma de distinção de mérito do IPLeiria

Postado em 27/11/2015 13h34min

Por Elise Bozzetto

Portugal - A Univates foi agraciada com distinção de mérito científico e tecnológico pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Portugal, no último dia 17, quando a instituição portuguesa abriu seu semestre com uma solenidade comemorativa aos seus 35 anos. O reitor da Univates, professor Ney Lazzari, recebeu a premiação do reitor do IPL, professor Nuno Mangas, que destacou a parceria entre as instituições, que iniciaram juntas os seus processos de internacionalização. A cerimônia reuniu mais de 700 pessoas e contou com a presença de estudantes, docentes e colaboradores do IPL, representantes da comunidade local, personalidades nacionais e comitivas internacionais.
 
Além da Univates, o Instituto Politécnico de Macau, que pertence hoje ao território chinês, também recebeu a distinção. Segundo o reitor do IPL, a homenagem é um reconhecimento às exitosas parcerias estabelecidas. “Homenagear estas personalidades e instituições em nosso 35º aniversário é um ato de justiça e de profundo reconhecimento a pessoas e entidades que conosco trilharam caminhos, que estiveram presentes nos momentos bons e nos menos bons que o Politécnico de Leiria atravessou ao longo da sua história, que nos ajudaram, que nos deram a mão e que abriram portas. Deixo a todos, em nome da comunidade acadêmica do Politécnico de Leiria, o nosso muito obrigado”, ressaltou Mangas.
 
Protocolo de cooperação internacional foi renovado
 
Na ocasião, a Univates também assinou a renovação do convênio com o IPL. A parceria existe desde outubro de 2002 e nesses 13 anos foi oportunizado intercâmbio acadêmico a 92 alunos e 50 professores da Univates. A Instituição recebeu de Leiria, no mesmo período, 74 alunos e 21 professores. “Em parceria, foram realizados, além da mobilidade acadêmica, pesquisas e congressos, criando uma relação de proximidade, cordialidade e confiança. Temos cursos que possuem dupla diplomação e estamos estudando novas parcerias nesse sentido”, enfatiza Lazzari. Para o reitor, a distinção recebida confirma o sucesso da parceria. “Temos parceria com mais de 30 instituições internacionais e buscamos relacionamentos que fomentem a internacionalização da nossa instituição tanto no âmbito acadêmico quanto na pesquisa e transferência tecnológica. Das universidades com as quais nos relacionamos, o IPL tem um destaque especial”, comenta.
 
Com o IPL, também estão sendo fomentados acordos na área de pós-graduação. Entre os estudos que estão sendo realizados encontra-se o do convênio para mobilidade acadêmica entre professores e alunos dos cinco programas de pós-graduação stricto sensu da Univates: Ambiente e Desenvolvimento, Biotecnologia, Ensino, Ensino de Ciências Exatas e Sistemas Ambientais Sustentáveis e os programas do IPL. O convênio, ainda não assinado, já está em fase adiantada de negociação e deve oferecer, para 2016, oito vagas para alunos da Univates que têm interesse no intercâmbio. 
 
Uma segunda proposta de convênio está sendo analisada para beneficiar alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu. Estudantes que cursaram especialização na Univates podem aproveitar disciplinas nos mestrados do IPL, obtendo o título de mestre pela universidade portuguesa. Existe também a possibilidade de alunos dos cursos de Mestrado do IPL aproveitarem disciplinas para cursar o doutorado da Univates, obtendo título de doutor no Brasil. 
 
Outro estudo é a dupla diplomação em nível de mestrado para os alunos da Univates. A ideia é acrescentar, na formação dos mestrandos, um semestre de estudos no IPL. Nessas condições, o mestrando recebe o diploma pela Univates e também pelo Instituto Politécnico. Os convênios ainda não estão concretizados, mas a sinalização é de que a Univates possa apresentar aos acadêmicos de pós-graduação novas possibilidades a partir de 2016.
 
De olho na China
 
A partir do encontro em Portugal, a Univates iniciou o processo de formatação de parceria com o Instituto Politécnico de Macau, da China. Parte da população fala português, o que facilita a entrada da Univates no país. “A ideia é conseguirmos, a partir dessa experiência com uma universidade chinesa que fala nossa língua, aproximar nossas relações com outras instituições de Ensino Superior da China. Para o desenvolvimento brasileiro, é muito importante fomentar essa aproximação e colocar nossos alunos no cenário internacional”, conclui o reitor da Univates.
 
Texto: Elise Bozzetto
Lazzari recebe distinção do reitor do IPL, Nuno Mangas

Divulgação/IPL

Da esquerda para a direita: Reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), professora Judite Nascimento, presidente do Instituto Politécnico de Macau, Lei Heong Iok, reitor da Univates, Ney José Lazzari, e reitor do IPL, Nuno Mangas.

Divulgação/IPL

Lazzari recebe distinção do reitor do IPL, Nuno Mangas

Divulgação/IPL

Notícias Relacionadas