Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Acadêmicos de férias e campus em manutenção

Postado em 26/01/2016 11h29min

Por Artur Dullius

As aulas do semestre 2016/A começam só no dia 18 de fevereiro. E como fica a Univates no período de férias? O movimento pelo campus é totalmente diferente do período letivo. Salas de aula e corredores estão praticamente vazios. Mas o período de férias letivas na Univates é especialmente planejado para as obras de melhorias. Enquanto aguarda a chegada dos acadêmicos, a Instituição realiza diversas ações pelo campus, somando cerca de R$ 8 milhões investidos em obras de ampliação da infraestrutura e manutenção dos espaços já construídos.
 
Considerado um dos projetos mais arrojados para a área da saúde, o Centro Clínico é a principal obra em andamento. Com aproximadamente 1.900,00 m², o prédio, desenvolvido desde a confirmação do curso de Medicina, será inaugurado no mês de fevereiro. Localizado em frente ao Prédio 17, o espaço é destinado à oferta de especialidades médicas para a região do Vale do Taquari, tendo fundamental importância na qualificação dos acadêmicos.
 
Espaço de lazer para os alunos nos intervalos de aula e palco de diversas atividades durante o ano de 2015, os decks do laguinho recebem, nos meses de janeiro e fevereiro, repintura preventiva. Conforme o coordenador do setor de Engenharia e Manutenção, Israel Pereira, esse processo já estava programado. “Quando construímos os decks, o processo de repintura já estava incluso no orçamento. É preciso fazer a manutenção pois a madeira, mesmo depois de colocada, continua se adaptando ao local”, comenta.
 
O setor de Engenharia e Manutenção da Univates também trabalhou no Prédio 5, onde se encontra o Unianálises. Destruída no temporal que ocorreu em novembro de 2015, a escadaria foi totalmente reconstruída. No local, calçadas novas e mais largas também estão sendo feitas, buscando facilitar o acesso de quem frequenta o prédio.
 
Destaque também para as obras realizadas no Complexo Esportivo. A novidade fica por conta da ampliação da academia. O novo espaço destinado à prática de exercícios físicos ficará na antiga sala de psicomotricidade. Além de um ambiente maior e com aparelhos novos, o local, climatizado, terá dois andares. O mezanino será destinado a atividades aeróbicas e o andar de baixo, para a musculação. Em função da obra, a academia ficará com as atividades suspensas até 8 de fevereiro. O antigo espaço da academia passa a receber agora as aulas de pilates. 
 
Na piscina, os revestimentos de cerâmica, que estavam demonstrando sinais de desgaste e descolamento, serão substituídos por porcelanato e rejuntes especiais. Por isso, o local estará fechado para a realização da reforma até 29 de fevereiro.
 
Outra obra de manutenção ocorre no telhado do Prédio 1. Visando a solucionar o problema de goteiras, as telhas de fibrocimento estão sendo substituídas por outras de aluzinco, que, além de mais leves, são mais resistentes. Para garantir maior segurança, além de facilitar o acesso ao prédio mais antigo da Instituição, calçadas também estão sendo feitas entre o local e a Avenida Senador Alberto Pasqualini.
 
O atual Laboratório de Fotografia, localizado no 2° andar do Prédio 11, está com os dias contados. Em março deve ser inaugurado o novo Estúdio Fotográfico da Univates. O espaço está sendo construído no subsolo do Prédio 12 e terá sala mais ampla para a realização das atividades de fotografia. Nessa mesma região, a rua interna recebeu melhorias no sistema de drenagem.
 
Além dessas, outras obras de manutenção preventiva também estão sendo realizadas nas salas de aula. De acordo com a arquiteta Michele Welp, as ações foram planejadas durante o ano passado. “A gente foi avaliando a estrutura do campus e verificando as solicitações de melhorias que foram repassadas. Agendamo-nos para fazer essas adequações no período de férias letivas devido ao menor número de pessoas que circulam pela Instituição”, afirma.
 
Mais informações podem ser obtidas no setor de Engenharia e Manutenção, pelo telefone (51) 3714-7016.
 
Texto: Artur Dullius
Além de um ambiente maior e com aparelhos novos, a academia será climatizada e terá dois andares

Artur Dullius

Calçadas irão garantir segurança para quem passa pela Avenida Alberto Pasqualini

Artur Dullius

Novo estúdio fotográfico da Univates deve ser inaugurado em março

Artur Dullius

Decks do laguinho recebem, nos meses de janeiro e fevereiro, repintura preventiva

Artur Dullius

Destruída no temporal que ocorreu em novembro de 2015, a escadaria do Prédio 5 foi totalmente reconstruída

Artur Dullius

Notícias Relacionadas