CrediVates oferece 200 vagas para 2016/A

Postado em 26/01/2016 17h11min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de atender alunos carentes, que não conseguem mais ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas que possuem bom desempenho escolar, a Univates está implementando um programa de financiamento próprio: o CrediVates. O primeiro edital, referente ao semestre 2016/A, oferece 200 vagas para cursos de graduação, exceto de Medicina e Odontologia, e recebe inscrições até 30 de janeiro.

O programa permite o adiamento do pagamento para depois da conclusão do curso de, no máximo, 50% da semestralidade contratada pelo aluno. Assim, o acadêmico beneficiado deve pagar regularmente, durante o semestre de estudo, a parte da semestralidade não contemplada pelo financiamento.

Podem se inscrever e concorrer ao CrediVates os alunos que: iniciam curso de graduação na Univates, exceto Medicina e Odontologia, na condição de vestibulando em 2016/A; não sejam portadores de diploma de curso superior; não tenham vínculo empregatício com a Univates nem com sua mantenedora; não sejam beneficiários de outro financiamento estudantil institucional ou externo, como o Programa de Crédito Rotativo (PCR) ou o Fies; matricularem-se, semestralmente, no mínimo em 240 horas; e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 ou 2015.

Além disso, o aluno não pode ter restrição de crédito, como protesto ou inscrição no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa, nem dívida vencida e não paga na Univates. Para a contratação do benefício, o estudante classificado deve apresentar, no mínimo, dois fiadores idôneos, sem restrições cadastrais e que juntos tenham renda mensal comprovada superior ao dobro do valor da mensalidade regular. O acadêmico deve pagar, a partir do primeiro mês do ano seguinte à contratação do benefício até o final da restituição do crédito, uma taxa de administração anual de 3,80%, a ser cobrada mensalmente sobre o saldo devedor atualizado do final do ano anterior.

As inscrições devem ser realizadas, de forma on-lineneste link. A lista dos alunos selecionados será divulgada no dia 3 de fevereiro, no mesmo site. Remanescendo vagas da seleção para 2016/A, estas serão disponibilizadas em 2016/B, mediante nova seleção.

O edital completo pode ser conferido neste link. Detalhes podem ser obtidos pelo e-mail creditos@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers