Central de Carreiras: uma porta para o mercado de trabalho

Postado em 05/02/2016 10h29min

Por Artur Dullius

As oportunidades no mercado de trabalho são uma das principais dúvidas dos acadêmicos durante ou até mesmo antes da graduação. A falta de experiência, por vezes, afasta os estudantes de alguns sonhos. Mas a Univates trabalha para mudar esses números. Preocupada em inserir os acadêmicos no mercado de trabalho, a Instituição oferece aos seus alunos, por meio da Central de Carreiras, um importante elo entre o ensino e a vida profissional.

Por meio de um banco de currículos on-line dos acadêmicos, a Central de Carreiras procura intermediar sua colocação nas empresas e nas organizações que demandam profissionais qualificados, facilitando o contato entre empresários e estudantes.

Desde 2006, a Central de Carreiras cadastra currículos de alunos e os informa sobre vagas de trabalho existentes na região. Atualmente, o sistema contabiliza mais de 12 mil estudantes e diplomados cadastrados. Além de oportunidades em empresas da região, o sistema também envia por e-mail as oportunidades de emprego na própria Univates.

Instalado no Centro de Convivência, sala 307 do Prédio 9, além da fácil localização, o local proporciona ao acadêmico um espaço acolhedor que disponibiliza salas de treinamento e de entrevistas.

Exemplos de sucesso

Diplomada em Fisioterapia pela Univates há cinco anos, Roberta Aline Rosa é uma das beneficiadas pelo serviço da Central de Carreiras. Contratada em uma clínica estética logo que se formou, ela afirma que em cinco anos de experiência profissional já pode perceber a qualidade da graduação oferecida pela Instituição. “Já trabalhei na região metropolitana disputando com profissionais de outras universidades e sempre consegui ter destaque profissional. Tudo isso graças aos professores com alto nível de conhecimento e pelas vivências práticas proporcionadas pela Univates”, destaca a diplomada, que define o serviço oferecido pela Central de Carreiras em três palavras: “Bom, ágil e resolutivo”.

Juliano Pedroso é aluno do Técnico em Segurança do Trabalho. O estudante está no terceiro semestre e recebeu em janeiro a primeira oportunidade de estagiar na área. “Fiquei sabendo sobre a Central de Carreiras pelo coordenador do curso, o professor Henrique Wolf. Graças a esse serviço tenho a oportunidade de trabalhar em uma multinacional”, afirma Pedroso, destacando que sem o apoio seria difícil receber a oportunidade.

Estagiária em 2011, Helen Cristina Gonzatti atualmente é funcionária do Unianálises da Univates. “Conheci o Balcão de Empregos assim que comecei a graduação (em 2008) e considero bem bacana o serviço que a Central de Carreiras oferece”, comenta Helen, diplomada em Química Industrial desde 2014.

Karine Maria cursa Direito há dois anos e meio. A acadêmica trabalhou na área durante um ano e meio, mas ressalta as oportunidades que está recebendo agora. “Minhas funções são semelhantes às de um advogado. É muito bom ter essa oportunidade, pois está complicado conseguir trabalho na área em que se está cursando graduação ou técnico”, salienta a estudante, que conseguiu a vaga pelo cadastro feito na Central de Carreiras.

Já Denis Mateus de Oliveira completará três anos no curso de Administração. O estudante também ingressou no mercado de trabalho pela Central de Carreiras e atualmente trabalha como analista de almoxarifado. “Considero o sistema muito interessante e importante aos alunos para se colocarem no mercado de trabalho, tanto que estou no meu emprego devido ao Balcão de Empregos”, declara Oliveira, lembrando que ficou sabendo do serviço por meio de conhecidos.

Como funciona

Por tratar-se de um serviço que a Instituição oferece para beneficiar seus alunos, podem se cadastrar somente os estudantes regularmente matriculados em cursos de nível técnico, pós-técnico, graduação, sequencial e pós-graduação. Para procurar funcionários, as empresas devem cadastrar a vaga no site da Univates. Por meio do registro, a Central de Carreiras filtra entre os currículos cadastrados aqueles que contemplam os requisitos especificados pela organização. Por e-mail, os alunos recebem as informações da vaga disponibilizada e, caso haja interesse, confirmam o envio do currículo.

Mais informações podem ser conferidas na Central de Carreiras, sala 307 do Prédio 9, pelo telefone (51) 3714-7032 ou pelo e-mail balcaodeempregos@univates.br.

Texto: Artur Dullius
Instituição oferece importante elo entre o ensino e a vida profissional

Tuane Eggers

Central de Carreiras está localizada na sala 307 do Prédio 9