6° Sisa integra diversos eventos na área da saúde

Postado em 16/05/2016 14h21min

Por Nicole Morás

O 6° Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (Sisa), a 12ª Semana Interdisciplinar em Saúde e o 5° Seminário de Educação Permanente em Saúde da Univates tiveram início na manhã desta segunda-feira, 16, com a apresentação da orquestra da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), no Teatro Univates. Logo após, Gianine Sandri e Eva Neri Rubin Pedro foram as convidadas da mesa-redonda para debater a saúde do adolescente e do adolescente com HIV. Em sua fala, Gianine destacou algumas das barreiras enfrentadas pelos adolescentes na sociedade. “Os adolescentes não são conhecidos como pessoas sexuadas, livres e autônomas, e isso gera certa vulnerabilidade neles. A sociedade também vê no adolescente uma pessoa que não adoece e não precisa de cuidados na saúde”, afirma.

A programação segue no turno da tarde com a realização de oficinas. A abertura oficial do evento ocorre à noite, a partir das 19h15min, com a palestra “Acessibilidade e inclusão”, com a doutora Celina Camargo Bartalotti, do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo. Na terça-feira, dia 17, ocorre a mesa “Promoção da saúde”, com Dora de Oliveira, Antônio Carlos da Silva e Fernanda Rauber. A principal palestra do evento, na terça-feira, dia 17, às 19h30min, no Teatro Univates, fica por conta do médico cardiologista Fernando Lucchese, diretor do Hospital São Francisco – unidade especializada em cardiologia clínica e cirurgia cardíaca da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Na quarta-feira, dia 18, as atividades incluem sessões científicas, oficinas e a palestra “Os processos de migração e saúde”, com Professoras Doutoras Maria Nathália Ramos (Universidade Aberta de Lisboa - CEMRI Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais ) e Maria da Conceição Ramos (Universidade do Porto - CEMRI Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais). Já na quinta e na sexta-feira, dias 19 e 20, as atividades serão focadas nas diversas áreas, com a realização da 1ª Semana Acadêmica do Curso de Odontologia; III Farmavates e II Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Farmácia; II Jornada Acadêmico-científica do Curso de Estética e Cosmética; II Jornada do Curso de Tecnologia em Gastronomia; VI Jornada de Nutrição Clínica, V Jornada de Nutrição e Saúde Coletiva e IV Jornada de Segurança Alimentar e Nutrição; Semana Acadêmica dos Cursos de Biologia; de atividades do curso de Medicina e dos seminários de Psicologia e Esporte e de Psicoterapia familiar na clínica e na saúde pública.

As atividades são destinadas a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde e têm o objetivo de promover debates abrangendo os desafios da interdisciplinaridade para a qualidade de vida. As inscrições para os eventos podem ser realizadas aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454, ou pelo e-mail sisa@univates.br.

Saiba mais
Nas atividades deste ano do 6° Sisa serão abordados assuntos relativos à saúde do adolescente e HIV, promoção da saúde, saúde do homem, políticas públicas de alimentação e nutrição, acessibilidade e inclusão, longevidade e os processos de migração e saúde. Mais informações em www.univates.br/sisa.

Texto: Nicole Morás