Atualize sua placa e evite imprevistos

Postado em 24/05/2016 14h08min

Por -

Você sabia que, às vezes, apenas 15 minutos de faróis acesos são suficientes para descarregar a bateria de um carro? Na Univates, sempre que é detectado um veículo com os faróis acesos no estacionamento da Instituição, busca-se fazer contato com o proprietário para alertá-lo da situação. Porém, a falta de cadastro da placa no sistema impossibilita essa ação. Assim, com o objetivo de facilitar o contato com os acadêmicos quando necessário, solicita-se que os estudantes cadastrem a placa do seu veículo ou lembrem de atualizar os dados caso ocorra troca de veículo.

O cadastro ou atualização de placas pode ser realizado pelo Universo Univates, no link Meus Dados – Atualização de Cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.

A Instituição também recorre ao sistema para contatar os proprietários de veículos com vidros abertos, estacionamento em local indevido ou alarmes disparando. A atualização do cadastro facilita ainda o uso do kit de primeiros socorros automotivos, contato com oficinas mecânicas ou guincho e auxílio para troca de pneu por parte da Estapar – empresa que administra o estacionamento da Instituição.

Saiba mais
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Rodrigo Wolff Porto, as lâmpadas automotivas têm potências típicas entre 40 W e 60 W, dependendo do modelo. “Se considerarmos duas lâmpadas de 60 W ligadas, teremos 120 W de potência em uma alimentação de 12 V. Isso corresponde a uma corrente elétrica de 10 A. Se essas lâmpadas permanecerem ligadas por muito tempo, a bateria ficará descarregada”.

Ele explica que para saber quanto tempo de autonomia tem cada bateria, precisamos ver a quantidade de energia armazenada por ela, dada em Ampères-hora (Ah). “Por exemplo, se considerarmos uma bateria automotiva de 50 Ah, então ela será capaz de fornecer 50 A em uma uma hora de uso. Para o nosso exemplo, se usássemos uma bateria de 50 Ah com consumo de corrente elétrica de 10 A, teríamos autonomia de cinco horas de uso. Na prática, as baterias com mais de dois anos de uso já não conseguem mais fornecer essa quantidade de energia. Além disso, o motor de arranque, que é necessário para dar partida em um veículo, necessita de muita energia da bateria, podendo chegar a centenas de ampères no momento da partida do motor. Portanto, em baterias já com algum tempo de uso, se deixarmos as luzes ligadas, é possível que não haja energia para dar partida no motor após alguns minutos. Não há como precisar exatamente esse tempo, pois depende do estado da bateria e do tempo de uso. Aconteceu comigo em apenas 15 minutos com os faróis ligados”, afirma ele.

Instituição busca avisar proprietários de carros com faróis acesos, por exemplo

Nicole Morás