Ceber é inaugurado nesta quarta-feira

Postado em 15/06/2016 16h23min

Por Ana Amélia Ritt

A manhã desta quarta-feira, dia 15 de junho, foi de inauguração e recomeço para a Univates. O Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis (Ceber) foi inaugurado nas dependências do campus da Univates no município de Encantado. O espaço é vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e objetiva avaliar a produção de biogás em uma planta-piloto.

“Esse momento é um marco para nós pesquisadores que há oito anos estamos estudando e fazendo testes relacionados ao biogás. Saímos de uma escala de laboratório para a escala piloto e isso traz satisfação”, afirma o coordenador do Ceber, Odorico Konrad. “A Univates precisa buscar respostas para as demandas da sociedade. Acredito que esse Centro é mais um passo que damos na direção de promover pesquisa aplicada”, completa. Konrad também agradeceu a parceria com o Consórcio Verde Brasil, que integra empresas como a Naturovos e a Ecocitrus, que são parceiras do projeto e que, conforme o professor, mostraram as principais necessidades que o ambiente externo traz à comunidade acadêmica.

A planta-piloto presente no Centro de Estudos originará biogás a partir da decomposição de substratos orgânicos introduzidos nos reatores que se encontram no local, com capacidades de 2 e 8 m³. Por meio da ação de microrganismos, a matéria orgânica presente nos substratos é degradada, gerando como subprodutos o biogás e o biofertilizante. Dessa forma, o foco principal dos estudos que serão desenvolvidos é avaliar o potencial de geração de biogás que os materiais adicionados nos reatores são capazes de produzir.

O diretor administrativo do Tecnovates, Eloni Salvi, destacou a importância da utilização dos diversos resíduos disponíveis (dejetos animais, lodos e resíduos de processos industriais) como matéria-prima para a produção do biogás e como uma forma de agregação de valor a esses resíduos por meio da utilização do biogás como fonte renovável de energia. “Queremos, também que a sociedade se aproprie do Ceber e gere novos negócios”, completa, referindo-se à possibilidade de incubadoras interessadas aproveitarem o local.

“Essas tecnologias já estão disponíveis no mundo, mas temos que adaptá-las às características e potencialidades da região e, assim, contribuir com o desenvolvimento”, cita o vice-reitor da Univates, Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne. “Um dos aspectos que me parecem mais relevantes é ver as diferenças que nos cercam, não só a busca de um conhecimento que alimenta as prateleiras das bibliotecas. Quem sabe amanhã ou depois possamos sair da escala piloto e ir para uma planta que possa contribuir com o abastecimento de uma parte do município”, completa.
O Ceber está localizado no campus da Univates em Encantado, na rua São José, 1655, bairro São José.

Texto: Ana Amélia Ritt
O Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis da Univates foi inaugurado na manhã desta quarta-feira.