Univates abre prazo para ingressos, transferências e reingressos

Postado em 05/07/2016 14h47min

Por Elise Bozzetto

Estudantes interessados em solicitar reingresso, transferência interna ou ingresso como aluno não regular podem efetuar seu pedido até o dia 23 de julho. O prazo também é válido para diplomados que desejam ingressar em outro curso de graduação da Univates. Para transferências externas, o futuro aluno deve encaminhar o protocolo até o dia 16 de julho, conforme calendário acadêmico.

A preferência de vaga será por ordem de solicitação. Confira abaixo os detalhes sobre cada procedimento.

Transferência externa: alunos de outros estabelecimentos de Ensino Superior que tenham interesse em fazer transferência externa para a Univates podem solicitar vaga em cursos iguais ou afins, exceto para o curso de Medicina (que possui edital específico para ingresso em vagas remanescentes), encaminhando o pedido no setor de Atendimento aos estudantes (Atendimento Univates) localizado no Prédio 9. O encaminhamento do pedido deve ser realizado nos horários e prazos estabelecidos no calendário acadêmico, anexando histórico escolar ou documento de transferência. Havendo a vaga a Univates encaminha, via correio, um atestado de vaga para a Instituição de origem, onde o aluno deverá solicitar a Guia de Transferência.

Ingresso para portador de diploma: estudantes que já possuem diploma de Ensino Superior e têm interesse de cursar outra graduação podem se inscrever em cursos que ainda possuem vagas disponíveis. Lembra-se que a Univates oferece desconto para diplomados pela Instituição, podendo variar entre 28% e 50%, dependendo a relação entre a carga horária do curso concluído e do curso pretendido. Quanto maior for a carga horária do curso concluído e menor a do curso pretendido maior será o desconto. Para receber o desconto, o diplomado deve atender a alguns requisitos, como ter cursado, no mínimo, 80% das disciplinas na Univates.

Reingresso: qualquer aluno que ingressou na Univates de forma regular e está sem matrícula pode solicitar seu reingresso. O procedimento pode ser feito tanto pelo setor de Atendimento ao Aluno, no Prédio 9, quanto por abertura de protocolo no Universo Univates.

Transferência interna: estudantes que cursam graduação e têm interesse de solicitar transferência para outro curso podem efetuar o pedido, tanto pelo setor de Atendimento ao Aluno quanto por abertura de protocolo no Universo Univates. Durante o semestre, é possível realizar somente uma transferência.

Aluno não regular: é o aluno que ingressa em algum curso e não ocupa a vaga, oficialmente. Acadêmicos de outras instituições que necessitam cursar disciplinas específicas não oferecidas em determinado semestre podem se inscrever naquelas oferecidas pela Univates. Basta apresentar um atestado da instituição de origem constando a necessidade de cursá-las, sendo o limite 12 disciplinas por aluno. Há, ainda, a possibilidade de estudantes cursarem disciplinas como alunos não regulares e, no semestre seguinte, regularizarem sua situação, por meio da aprovação em processo seletivo.

Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.

O Atendimento Univates funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h30min, e aos sábados das 8h às 12h.
Sala 310 - prédio 9

Texto: Elise Bozzetto