Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto Interfaces realiza produções audiovisuais

Postado em 08/08/2016 20h01min

Por Nicole Morás

Após um período de preparação e instrumentalização técnica, os participantes do projeto Interfaces iniciam o segundo semestre deste ano com atividades práticas de pesquisa e captação de imagens que serão utilizadas em quatro produções audiovisuais. Por meio dessa ação, os estudantes de graduação atuam como mediadores em processos de intervenção comunitária e acadêmica, possibilitando a interlocução entre diversas áreas do saber, contribuindo para o diálogo entre universidade e comunidade.

O projeto Interfaces reúne diferentes projetos de extensão do Centro de Ciências Humanas e Sociais em ações articuladas, mantendo a autonomia de cada projeto: Comunicação, Educação Ambiental e Interfaces - Ceami; Formação Pedagógica e Pensamento Nômade; e Observatório dos Direitos Humanos, que é integrado pelos projetos Migrações Contemporâneas, Educação Fiscal e Recomeçar, este último atuando com mulheres vítimas de violência.

De acordo com a professora Jane Mazzarino, coordenadora da face Ceami e responsável pelo objetivo voltado para a produção de audiovisuais, a ideia de realizar documentários surgiu como uma consequência das ações de extensão. “No projeto de extensão que eu coordeno, sempre trabalhamos com educação ambiental e procuramos inovar nas técnicas e métodos utilizados para abordar o assunto. Já fizemos jornais, oficinas, curso de formação, videodebate, entre outros. Então, para este ano, a ideia foi elaborar e apresentar um conteúdo que envolvesse a produção audiovisual e a parceria com outros projetos de extensão do CCHS”, explica Jane.

A professora ressalta que a atividade de extensão é realizada e também pesquisada pela equipe do projeto de pesquisa “Práticas Ambientais e Redes Sociais”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). “Assim, efetiva-se a investigação-ação-participativa e a relação entre extensão e pesquisa”, conclui ela.

Estudante de Relações Internacionais, Daniela Delarmelin é bolsista do Ceami e participa do Interfaces. “Tem sido uma experiência muito válida, porque é uma integração entre diferentes projetos de extensão e vivenciamos assuntos diferentes daqueles que trabalhamos no dia a dia. Além disso, vamos contribuir para que as pessoas que assistirem às produções conheçam uma realidade diferente das suas, dando visibilidade a esses temas”, avalia ela.

O minicurso de produções audiovisuais envolve 20 alunos e coordenadores na produção de quatro audiovisuais. Em novembro, será realizada a “Mostra Audiovisual Interfaces”, um evento que levará ao público as produções que abordam a violência contra a mulher, as migrações no Vale do Taquari, práticas nômades e o caso da enchente de Marques de Souza, ocorrida em 2011.


Saiba mais
O minicurso de produção audiovisual teve início em abril e é realizado nas seguintes etapas:
- apresentação dos temas de cada projeto de extensão para os demais  participantes;
- instrumentalização sobre equipamento e práticas de produção audiovisual;
- produção;
- finalização dos materiais audiovisuais;
- apresentação dos materiais audiovisuais.

Texto: Nicole Morás

Estudantes registram making of das gravações em andamento

Divulgação

Estudantes registram making of das gravações em andamento

Divulgação

Estudantes registram making of das gravações em andamento

Divulgação

Estudantes registram making of das gravações em andamento

Divulgação

Notícias Relacionadas