Technology Day: competições aliadas ao aprendizado científico

Postado em 21/09/2016 14h36min

Por Tiago Silva

Uma atividade integradora, lúdica e de aplicação do conhecimento científico e tecnológico. Esses são os propósitos do IV Technology Day, evento que ocorre no dia 4 de outubro, a partir das 19h10min, e faz parte do 10º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). Disputas de robótica, de pontes de espaguete e desafio de desenvolvimento de produto prometem agitar o público no Complexo Esportivo Univates, palco do Technology Day.

No VIII Campeonato de Robótica, as equipes, formadas por estudantes de Ensino Médio e de graduação da Univates, reúnem-se para construir robôs com o kit Mindstorms da Lego. Os protótipos, depois de prontos, são postos em confrontos uns com os outros, em sucessivas rodadas, até que se encontre o vencedor. A iniciativa busca divulgar o uso da robótica para escolas de Ensinos Fundamental e Médio e desenvolver habilidades nas práticas de manuseio de peças e de raciocínio lógico.

Já na IV Competição de Pontes de Espaguete, os estudantes de graduação da Instituição e alunos de Ensino Médio aplicam conhecimentos científicos — conceitos de física, resistência dos materiais e sistemas estruturais — para construir pontes usando espaguete (massa comestível crua) e cola. Vence a ponte que aguentar mais peso. Na edição passada do Technology Day, 315 alunos participaram do Pontes de Espaguete —  238 estudantes da Univates e 77 do Ensino Médio da região.

A inventividade também poderá ser percebida no IV Desafio de Desenvolvimento de Produto. Usando apenas papelão e cola, os competidores terão que fazer um carrinho de mão capaz de suportar uma pessoa, de até 100 kg, para percorrer um circuito cheio de obstáculos, no menor tempo possível. A iniciativa visa a desenvolver nos participantes a habilidade de criação de produtos desde o conceito inicial, com a escolha do processo de fabricação coerente com o custo, montagem e testes práticos, a partir de uma demanda prática do mercado.

Inscrições
As inscrições para as atividades podem ser feitas por formulário eletrônico no site www.univates.br/evento/cctec/inscricoes. Para a IV Competição de Pontes de Espaguete e o IV Desafio de Desenvolvimento de Produto, as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 30. Já para o VIII Campeonato de Robótica, a competição recebe inscrições até compor nove equipes participantes — número máximo previsto, conforme regulamento.

Além do Technology Day, o 10º CCTEC, que ocorre de 1º a 5 de outubro, conta com palestras, minicursos, visitas técnicas e campeonato de futsal. O Congresso tem como palestra magna “Inovação, tecnologia e empreendedorismo – para onde vamos?”, com Christian Tudesco, no dia 3 de outubro, no Teatro Univates, a partir das 19h40min. Mais informações podem ser conferidas no site do evento, em www.univates.br/evento/cctec, ou pelo e-mail cetec@univates.br.

Texto: Tiago Silva

Atividades ocorrem na noite de 4 de outubro e integram programação do CCTEC