Programação do CCTEC incentiva o conhecimento científico e tecnológico

Postado em 26/09/2016 09h06min

Por Tiago Silva

A promoção do conhecimento científico e a aproximação entre a academia e a sociedade na troca de experiências em ciências e tecnologia são o mote que guia o Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), que neste ano chega à sua décima edição. O evento ocorre de 1º a 5 de outubro e as inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site www.univates.br/evento/cctec.

Palestras, minicursos, visitas técnicas, campeonato de futsal e desafios tecnológicos integram a programação do CCTEC, que tem como palestra magna “Inovação, tecnologia e empreendedorismo – para onde vamos?”, com Christian Tudesco. A atividade ocorre no dia 3 de outubro, no Teatro Univates, a partir das 19h40min.

Já na noite do dia 5, a discussão, no auditório do Prédio 11, será sobre as transformações na indústria com a palestra “Indústria 4.0 – a nova revolução industrial”, com Gustavo Menezes e Alexandre Balestrin Corrêa, profissionais que trabalham com ferramentas aplicadas à futura realidade das organizações, indústrias e prestadoras de serviços.

No CCTEC o público ainda poderá acompanhar apresentações de cases de sucesso, como do escritório porto-alegrense Arquitetura Nacional, em atividade que ocorre na noite do dia 4, no auditório do Prédio 7, e uma explanação sobre a produção de biogás a partir do aproveitamento de biomassas residuais, no dia 3, no Laboratório de Biorreatores (sala 302 do Prédio 11).
Entre os minicursos que compõem a programação, a atividade “Fraudes e o controle de qualidade em leite” promove uma análise qualitativa de amostras tendo em vista a identificação de aditivos no leite. O minicurso ocorre no dia 3, no Laboratório de Química (sala 400 do Prédio 8).

Desafio tecnológico no CCTEC
O IV Technology Day — uma atividade integradora, lúdica e de aplicação do conhecimento científico e tecnológico — promete agitar a noite de 4 de outubro, no Complexo Esportivo Univates. Nessa noite, haverá campeonato de robótica, competição de pontes de espaguete e desafio de desenvolvimento de produto. As atividades são realizadas como uma série de desafios, em que os participantes são incentivados a mostrarem suas habilidades para conquistar o público.

Visita à usina hidrelétrica
No primeiro dia do CCTEC, pela manhã, haverá uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Salto Forqueta, que fica entre os municípios de São José do Herval e Putinga. A visita tem como objetivo mostrar aos estudantes de Engenharia como uma obra desse porte necessita de uma equipe multidisciplinar, desde a sua construção até a sua plena operação dentro do sistema elétrico brasileiro. A apresentação dos impactos ambientais desse tipo de obra e do potencial hídrico disponível na região também faz parte dos objetivos da visita.

Saiba mais
O Congresso é promovido pelo Centro Universitário Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex), por iniciativa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), e realizado pelos cursos de graduação que compõem o Cetec. Mais informações estão disponíveis no site do evento, em www.univates.br/cctec, ou pelo e-mail cetec@univates.br.

Texto: Tiago Silva

Christian Tudesco profere a palestra magna no dia 3 de outubro