Mais de 6,3 mil estudantes participam da Feira de Cursos da Univates

Postado em 26/10/2016 11h34min

Por Nicole Morás

Mais de 6,3 mil estudantes de Ensino Médio de mais de 100 escolas de diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul participam, nesta quarta-feira, 26, da 15ª Feira de Cursos da Univates - um evento que apresenta os cursos, áreas de conhecimento e a estrutura da Instituição.

Recepcionados em frente ao Centro Cultural, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre as oportunidades de intercâmbio para 19 países e 32 instituições estrangeiras, conhecer a Central de Carreiras e o serviço de Balcão de Empregos - que é gratuito para alunos da Univates e intermedeia a colocação em empresas e organizações com vagas de trabalho. Os participantes também podem se informar sobre opções de financiamento e realizar inscrição para o Vestibular com 50% de desconto.

Pelo campus, nas mais diversas salas de aula e laboratórios, os estudantes participam de atividades práticas promovidas pelos cursos, como a oficina de atendimento de emergência e ressuscitação cardiopulmonar realizada pelo curso de Medicina. Outras oficinas que ajudam os estudantes a se familiarizarem com as suas futuras áreas de trabalho são de odontologia estética, criação publicitária, educação postural, magia da alquimia, quiz da área de Direito, customização de moda, design imobiliário, tipagem sanguínea, entre outras.

Pelo curso de Biomedicina, é realizada a oficina de extração de DNA de morangos, da qual participaram as alunas Tamara Marini e Monique dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia. Elas se interessaram pelos cursos da área da saúde e aproveitaram a Feira de Cursos para terem subsídios para a escolha do curso que farão no Ensino Superior. “Este evento é uma oportunidade interessante para termos uma ideia de como é a universidade, como são as aulas”, afirmaram elas.

De Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, os amigos Juliana Werlang e Bernardo Werlang vieram sozinhos para conhecer a Univates. “Ainda estamos em dúvida sobre o curso e conhecer a Instituição ajuda para quando viermos prestar vestibular, pois assim não ficaremos perdidos”, afirmam eles.

No total, 43 cursos de graduação e tecnológicos e 17 cursos técnicos estão com estandes. A 15ª Feira de Cursos da Univates segue na noite desta quarta-feira, a partir das 19h30min. Interessados em participar podem fazer a inscrição no local.

Mãe representa aluno que está no quartel
Alexandre da Silva Machado está em serviço militar obrigatório e não pode sair do quartel em que está lotado, mas isso não o impediu de buscar alternativas para conhecer as oportunidades oferecidas pela Univates. Sua mãe, Ilda Maria da Silva Machado, estava atenta a tudo, com perguntas anotadas para fazer aos professores e com o celular em mãos para fotografar laboratórios e atividades. “Já que o Alexandre não pôde vir, estou representando-o, conhecendo tudo para contar para ele, que tem interesse em Design, nos cursos da área da comunicação e da computação”, afirmou Ilda, acrescentando que a ideia do filho é ingressar no Ensino Superior quando terminar o serviço militar.

Recepção a pais e professores
Professores e pais de alunos de Ensino Médio são recebidos com uma programação especial durante a Feira de Cursos. Após um coquetel, eles conheceram o Teatro Univates, onde o reitor Ney José Lazzari apresentou dados sobre a educação superior no Brasil e fez uma comparação com a realidade de outros países. Lazzari ainda explicou os tipos de instituições presentes no país, afirmando que quase dois milhões de estudantes estão em universidades comunitárias, como é o caso da Univates - uma Instituição sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento regional.

Texto: Nicole Morás

Mais de 6,3 mil estudantes de Ensino Médio participam da Feira de Cursos da Univates

Nicole Morás

Oficina de customização de moda