Carência de professores na rede básica é oportunidade para licenciaturas

Postado em 21/11/2016 08h49min

Por Nicole Morás

De acordo com o Censo Escolar de 2015, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores ministram aulas em disciplinas de cursos nos quais não são formados, o que equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Há ainda outras 90.204 (12,7%) vagas que são ocupadas por professores que não têm sequer formação superior. Esses dados apontam a carência de profissionais com licenciatura para atuarem na rede pública e esse número pode ser maior ainda se forem consideradas as escolas particulares.

Para quem está pensando em ingressar no Ensino Superior, esta pode ser justamente uma oportunidade. Na Univates, a formação de professores para atuarem na Educação Básica se dá por meio dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), História, Letras (Português ou Línguas Inglesa e Espanhola) e Pedagogia.

Com duração entre quatro e cinco anos, os cursos proporcionam a formação teórica com a realização de atividades práticas, não apenas por meio das disciplinas de estágio, mas também pela participação em projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que visa a incentivar e valorizar o magistério e aprimorar o processo de formação de docentes para a Educação Básica.

Conheça os cursos da Univates
Ciências Biológicas (Licenciatura)
O curso de Ciências Biológicas - Licenciatura forma profissionais professores preparados para lecionar Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, além de atuar em atividades de educação ambiental, tanto em projetos, pesquisas e consultoria como em outros serviços que envolvam a área pedagógica.

Educação Física (Licenciatura)
O curso prioriza a formação de docentes para atuar como professores de Educação Física na Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O curso propõe formar professores com conhecimentos didático-pedagógicos, técnico-científicos e humanísticos, capacitando-os para desenvolver os conteúdos da Educação Física escolar e despertando-os para uma consciência pessoal e profissional voltada à valorização do ser humano, para a competência e para o engajamento na ação política e transformadora da sociedade.

História
A Univates tem o melhor curso de História do Rio Grande do Sul e um dos melhores colocados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em todo o Brasil. Atualmente o curso de História da Univates conta com um Centro de Pesquisa em Arqueologia, por meio do qual todos os alunos podem participar das saídas de campo e de escavações em sítios arqueológicos, o que garante formação completa e de primeira linha ao profissional formado pela Instituição.

Letras - Português ou Línguas Inglesa e Espanhola
O curso de Letras da Univates oferece três alicerces de formação: a problematização dos fatos de linguagem por meio do estudo dos fundamentos teóricos e práticos das Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola; a reflexão acerca de questões ligadas à literatura em diferentes línguas, com ênfase na interpretação de textos, visando à prática da crítica literária e à leitura como fruição do texto; e o entendimento de questões didáticas, pedagógicas e de legislação do ensino brasileiro, fundamentais para o exercício da docência na Educação Básica. Segundo critérios de avaliação do MEC, o curso é reconhecido como um dos melhores dessa área do Brasil, com base em seus excelentes resultados no Enade.

Pedagogia
A Pedagogia Univates é um curso de graduação que traz na sua história 15 anos de trabalho sério e de qualidade. Busca adequar-se às exigências sociais, fortalecendo as bases educacionais em teorias, práticas investigativas, pesquisas, estudos e reflexões, preparando os acadêmicos para atuarem em espaços formais e não formais de educação, em gestão escolar e em assessoria educacional. Destina-se à formação inicial para o exercício de funções na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, em cursos de educação profissional e na área de serviços e apoio escolar. Ainda, o profissional formado em Pedagogia pode atuar em áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como o espaço hospitalar e o empresarial.

Inscrições para o Vestibular
Os cursos de licenciatura são opções no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates. A prova única será aplicada no dia 27 de novembro, domingo, das 13h30min às 18h30min. A seleção destina-se a 45 cursos de graduação e tecnológicos.

Porcentagem de professores da rede pública com formação específica, segundo o Censo Escolar 2015

Física: 31,3%
Química: 53,7%
Ciências: 40,1%
História: 39,9%
Geografia: 37,7%
Matemática: 49,7%
Português: 58%
Biologia: 78,4%

Isso equivale a 334.717 mil vagas preenchidas por professores com formação específica, ou seja, 47,2% delas são ocupadas por docentes com a formação ideal - com licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam.

Texto: Nicole Morás

Curso de Educação Física- licenciatura