Univates recebe relatório de avaliação do MEC

Postado em 07/12/2016 15h38min

Por Elise Bozzetto

A Univates recebeu nesta quarta-feira, dia 7, o relatório final da avaliação in loco emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizada na semana passada. Em uma escala de 1 a 5, o Centro Universitário recebeu o Conceito 4 e garante seu recredenciamento para os próximos cinco anos.

O relatório foi composto por cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, avaliado com nota 4; Desenvolvimento Institucional, que recebeu conceito 4.7; Políticas Acadêmicas, que ficou com nota 4.5; Políticas de Gestão, avaliada em 4.4, e Infraestrutura Física, com nota 4.6. As notas demonstram que a Univates se mantém em um diferencial de qualidade, estando entre as mais bem avaliadas do Rio Grande do Sul.

O processo possibilita uma análise completa da Instituição, além dos requisitos legais, como a qualidade do ensino, a acessibilidade (física, digital e atitudinal), a titulação do corpo docente, entre outros. O reitor, Ney José Lazzari, pontua as percepções que as comissões do MEC têm levantado em suas visitas. “Todas as comissões que passam pela Instituição têm percebido e relatado claramente o caráter comunitário da Univates. E isso só é possível pela nossa abrangência regional. A região como um todo abraça e fortalece a Univates, por isso conseguimos o crescimento e a consolidação que construímos durante todos esses anos”, enfatiza Lazzari.

Para a pró-reitora de desenvolvimento institucional, Júlia Elisabete Barden, o relatório evidenciou a coerência entre a missão do Centro Universitário UNIVATES e a condução e execução do planejamento. “Tivemos do MEC a chancela de que o nosso propósito institucional está alinhado às práticas e repercute em nosso ensino, pesquisa e extensão. O grande desafio de ser comunitária e pertinente, que é atender às demandas e fomentar o desenvolvimento de toda uma região, conseguimos alcançar sem perder o foco da Univates que é ser uma instituição de ensino, com produção e disseminação de conhecimento científico. Fomos muito bem avaliados, o que nos dá fôlego e ânimo para novos desafios”, sinaliza Júlia. Conforme a pró-reitora, o resultado também evidencia o cuidado no planejamento pedagógico institucional. “Recebemos conceito de excelência em nosso projeto pedagógico, o que se revela nas nossas avaliações de curso. A qualidade do ensino, das práticas pedagógicas, a participação da comunidade acadêmica na avaliação da instituição também foram pontos que se sobressaíram na avaliação in loco."

Mais um passo no caminho para ser universidade
O conceito alcançado possibilita à Univates a continuidade no processo para buscar a transformação em universidade. O pedido de transformação tramita agora no Conselho Nacional de Educação (CNE) e pode demorar meses ou anos para ser analisado. Segundo o reitor, a mudança de status potencializa o que já é realizado. “Hoje a Univates já possui uma rotina que sustenta as principais atividades de uma universidade. A transformação da organização acadêmica em Universidade potencializará as atividades já existentes. Um exemplo é a oferta de mais oportunidades para atuação e participação dos estudantes de graduação como bolsistas em projetos de pesquisa e de extensão, pois as áreas serão ampliadas, sobretudo as pesquisas ligadas aos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). Com a mudança de status, o processo de qualificação do ensino será intensificado, uma vez que os investimentos em pesquisa e extensão possuem efeitos também sobre as atividades de ensino. Além disso, ser Universidade permitirá à Instituição pleitear mais recursos em editais externos para financiamento de projetos de pesquisa e de atividades de extensão”, comenta.

Texto: Elise Bozzetto

Artur Dullius