Reitoria se reúne com DAs e DCE

Postado em 12/12/2016 13h34min

Por -

Semestralmente a reitoria da Univates se reúne com representantes dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e do Diretório Central de Estudantes (DCE), a fim a promover um momento de diálogo com os estudantes. A reunião de 2016B foi realizada no último sábado, 10, no auditório do Prédio 9.

O reitor, Ney Lazzari, a pró-reitora de Ensino, Luciana Fernandes, e o pró-reitor administrativo, Oto Moerschbaecher, falaram sobre questões como o processo de (re)credenciamento da Univates, que recebeu parecer positivo da comissão de avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) na última semana. De acordo com Lazzari, a partir disso será possível dar continuidade ao processo de transformação da Univates em universidade. “O conceito alcançado possibilita à Univates a continuidade no processo para transformar-se em universidade. O pedido de transformação tramita agora no Conselho Nacional de Educação (CNE) e pode demorar meses ou anos para ser analisado”, explicou.

Também foram atualizadas aos estudantes informações referentes ao Financiamento Estudantil (Fies) e apresentada a resolução “Somos participação, Somos Univates", que incentiva a participação da comunidade acadêmica na proposição de ações para a modernização de mecanismos acadêmicos, a transparência do orçamento institucional e o exercício da democracia. “Foi aberta uma conta contábil no orçamento da Univates que será destinada a investimentos a serem feitos a partir de demanda dos alunos que participam do processo decisório por votação eletrônica”. A resolução deve entrar em vigor no próximo ano e foi distribuída aos presentes.

O momento da reunião também é de sugestões e avaliação do que vem sendo feito na Instituição. Representando 15 cursos, 20 estudantes participaram da reunião. Os presidentes dos DAs apontaram situações pertinentes aos seus cursos, como o curso de Odontologia que perguntou sobre a previsão para o início das atividades de uma clínica odontológica. Segundo Moerschbaecher, a Univates investiu um valor na construção do novo prédio do Hospital Bruno Born de Lajeado, de forma que dois andares serão destinados a atividades da Instituição no local. “Em janeiro devem iniciar as obras para a instalação da residência médica e para 2018 deve estar disponível a Clínica Odontológica, que começará suas atividades com 15 cadeiras”, afirmou ele.

Texto e fotos: Nicole Morás

Nicole Morás