Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em abril, processos de migração ganham destaque em eventos

Postado em 28/12/2016 10h35min

Por Nicole Morás

Com o objetivo de  promover a reflexão e o debate sobre os diferentes processos de migrações ocorridos no decorrer dos últimos três séculos (XIX, XX e XXI), realizando uma análise crítica tanto no tocante histórico quanto na relação com outros campos das Humanidades, como a Antropologia e Sociologia, a Univates sedia, em abril, o XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras e o Seminário Nacional Migrações Históricas e Recentes.

Os eventos são promovidos pela Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras, pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (Univates), pelo Curso de História (Univates), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, do Instituto Superior de Educação Ivoti, do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari e do Instituto Histórico de São Leopoldo.

A programação ocorre de 6 a 8 de abril. A abertura oficial será seguida de uma mesa redonda  sobre “Fronteiras abertas e fronteiras fechadas: história, migrações e atualidade”, com participação da doutora Vânia Beatriz Merlotti Herédia (UCS), doutora Joana D’arc do Valle Bahia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e com mediação da doutora Rosane Márcia Neumann (Universidade de Passo Fundo). O evento conta ainda com A  participação do doutor Frederik Eugen Schulze (Westfälische Wilhelms‐Universität Münster/Alemanha).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de abril, a partir de R$ 30,00, dependendo da modalidade de inscrição. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.univates.br/agenda/eventos ou pelo e-mail migracoes.2017@gmail.com.

Submissão de trabalhos
O envio de resumos e a inscrição de apresentadores de trabalhos devem ser realizados até o dia 10 de março de 2017, pelo site www.univates.br/agenda/eventos. A apresentação de comunicações ocorrem nos seguintes seminários temáticos:
1) Educação
2) Patrimônio Cultural
3) Relações Interétnicas, Escravidão e Pós-abolição
4) Política, Sociedade e Economia
5) Gênero e Etnia
6) Religiões e Manifestações Religiosas
7) História do Crime, da Polícia, das Práticas de Justiça e das suas Fontes
8) Migrações Atuais
9) Migrações Históricas
10) Temas Gerais Relacionados à Imigração
11) História Ambiental

Texto: Nicole Morás

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas