Univates disponibiliza plataforma UpToDate para estudantes de Medicina

Postado em 07/02/2017 09h16min

Por Nicole Morás

Na volta às aulas, os estudantes da área da saúde, principalmente os do curso de Medicina, contam com uma novidade para desenvolverem seus trabalhos acadêmicos: a base de dados UpToDate disponibilizada pela Biblioteca Univates. A plataforma possui conteúdo científico revisado, referenciado e com recomendações médicas de um corpo editorial formado por mais de 6.000 médicos. Essas recomendações são graduadas conforme os princípios da Medicina Baseada em Evidência e, conforme a força da evidência, pode ser feita uma recomendação ou uma sugestão. Por esse motivo, a UpToDate é enquadrada como CDS (Suporte de Decisões Clínicas).

Para o coordenador do curso de Medicina, Luiz Fernando Kehl, essa plataforma hoje se solidifica como a fonte de informação mais importante para o exercício médico diário. “Hoje a quantidade de informações médicas que são distribuídas em periódicos e revistas médicas é muito grande e é impossível ter acesso a todas elas, pelo custo e pelo tempo que seria necessário para estudar. A UpToDate é organizada por um grupo de médicos e atualizada a cada três meses, enquanto um livro da área médica é atualizado a cada cinco anos. Ou seja, um curso de ponta precisa usar bibliografias de ponta”, explica Kehl.

O coordenador acrescenta que o modelo de assinatura anywhere permite o acesso mesmo de fora da Instituição, desde que o professor ou estudante esteja cadastrado. “Assim, a plataforma não fica restrita ao ambiente físico, podendo ser acessada inclusive nos locais de estágio, nas Unidades Básicas de Saúde ou em sala de aula”, finaliza ele.

Acesso à UpToDate

O acesso está disponível no campus da Univates, por meio da internet disponibilizada pela Instituição, no site da Biblioteca. A plataforma também pode ser acessada de fora da Instituição, mas para isso é necessário efetuar cadastro prévio e gerar uma senha pela internet da Univates. Após realizado o cadastro, o usuário terá acesso de qualquer lugar, por três meses, por meio do login e senha cadastrados. Ao término desse período, o cadastro deve ser revalidado pela internet da Univates. Mais informações podem ser obtidas com a Biblioteca, pelo e-mail biblioteca@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ranal 5981.

Texto: Nicole Morás