Saúde: Univates reúne participantes do Coapes para articular ações

Postado em 05/07/2017 08h26min

Por Nicole Morás

Com o objetivo de dar andamento ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), assinado em maio de 2016, a Univates reuniu nesta terça-feira, 4, coordenadores dos cursos da saúde da Univates, representantes das Secretarias de Saúde da região e representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O Coapes pretende qualificar a integração ensino-serviço e a educação permanente nos territórios envolvendo pactuações entre a instituição de ensino e gestores das secretarias de saúde municipais.

De acordo com a coordenadora geral dos estágios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Luísa Scheer Ely Martines, desde a assinatura do contrato, a Instituição trabalhou no plano de atividades a serem desenvolvidas já que houve período eleitoral e a troca de gestão dos municípios. “Agora estamos num processo de reaproximação e definição de novas pactuações entre a Instituição e os representantes dos municípios envolvidos a fim de estreitar as relações entre ensino e serviço”, explica ela.

Conforme Luísa, alguns encaminhamentos foram pactuados a partir desta reunião: a composição de um Comitê Gestor Local, com o objetivo de acompanhar a execução do Coapes e avaliar a integração ensino-serviço-comunidade; o mapeamento dos serviços de saúde dos municípios contratualizados a fim de criar estratégias para a inserção de estudantes de graduação e residência e a possível criação de um termo aditivo, a fim de incorporar ao Coapes outros municípios interessados na contratualização.

O Coapes tem como principal objetivo o fortalecimento da integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando o acesso aos cenários de prática, como estágios e aulas práticas, para estudantes de graduação dos cursos da saúde e ambiente e estudantes das residências em saúde.

Saiba mais
O Coapes é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial no 1.127, de 06 de agosto de 2015.  O Coapes coordenado pela Univates é um dos pioneiros no Brasil a ser realizado em âmbito regional e abrangendo mais de um município, já que foi assinado por Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Marques de Souza e Roca Sales. Outros municípios interessados em participar podem contatar a Instituição para a assinatura do contrato que regula a atividade.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás