Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Postado em 28/08/2017 10h46min

Por Nicole Morás

Aquele que age por vontade própria. Esse é o resumo de voluntário, uma pessoa que, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos. No Brasil, o dia 28 de agosto celebra justamente quem realiza voluntariado.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio das ações de extensão, pesquisa e ensino, é possível realizar voluntariado e, assim, estar em contato com a comunidade, colaborar para o desenvolvimento da região e ainda desenvolver habilidades que contribuam para a formação pessoal e profissional. Apenas nos últimos cinco anos, a Central de Carreiras - que regula todas as atividades voluntárias na Instituição - registrou mais de 4.870 voluntários.

Um deles é Luís Felipe Pissaia, diplomado em Enfermagem e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) , que realiza atividades voluntárias desde 2014, quando foi convidado pela professora Ioná Carreno para compor o grupo de pesquisadores do projeto “Análise da situação de saúde da população cadastrada no Siab e acompanhamento da implantação do e-SUS”. “Depois disso, participei de várias atividades voluntárias, desde monitorias no Laboratório de Habilidades I e na Feira de Cursos até atividades externas, como a participação em feiras de profissões e no projeto ‘Ações interdisciplinares de cuidados em saúde no bairro Santo Antônio, em Lajeado – RS’”, conta Pissaia.

Para o mestrando, a motivação para participar de atividades como voluntário foi o desejo de vivenciar situações externas à sala de aula. “Sentia falta de certas experiências, do contato com novas realidades e áreas de atuação para complementar as atividades que desenvolvia até então. Nesse caminho, houve muita inquietação e curiosidade em atuar como pesquisador e docente no meio acadêmico, a qual foi suprida pelas atividades voluntárias, que possibilitaram o contato direto com pesquisas de ponta e o desenvolvimento de competência docente proporcionado pela Instituição”, afirma ele.

Pissaia acrescenta que o aprendizado obtido pelas atividades voluntárias acabaram por qualificar tanto o meio pessoal quanto o profissional, “pois você atua no meio e instintivamente absorve todo o contexto que se abre como campo de desenvolvimento. O diferencial que o voluntariado teve no meu contexto foi o de fomentar o exercício da reflexão, pois na sociedade contemporânea a especialização das atividades nos leva a focar em determinado cenário, encobrindo os demais do campo de visão. Com isso, percebi demandas que antes eram negligenciadas e situações que não seriam vivenciadas se o voluntariado tivesse sido realizado naquele momento. Para tanto, a busca pelo diferencial obtido enquanto voluntário desenvolveu a formação de competências, tanto como profissional comprometido com a excelência dos serviços oferecidos como na formação de um cidadão crítico e reflexivo”, analisa ele.

Atualmente, Pissaia está vinculado como voluntário a três projetos, que compõem a sua área de atuação e pesquisa: “A saúde materna e a rede de atenção à saúde”, “Sustentabilidade em propriedades produtoras de leite” e “Ciências Exatas: da Escola Básica ao Ensino Superior”, coordenados pelas doutoras Ioná Carreno, Claudete Rempel e Ieda Giongo, respectivamente.

Saiba mais
O serviço voluntário caracteriza-se como atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. Seu principal objetivo é o desenvolvimento ético, social e pessoal dos envolvidos. Mundialmente, o Dia Internacional do Voluntário é celebrado em 5 de dezembro, conforme data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1985.

Quer ser voluntário em projetos da Univates?
A opção de ser voluntário em atividades realizadas pela Univates é voltada a toda a comunidade da região, não sendo necessário ser aluno da Universidade ou possuir algum vínculo com a Instituição para realizar esse tipo de trabalho. Os interessados em realizar serviço voluntário na Univates podem executar as atividades mediante prévia autorização do coordenador do setor ou do projeto e somente após o preenchimento e entrega na Central de Carreiras do Termo de Adesão de Serviço Voluntário. A atividade de serviço voluntário pode ser registrada como atividade complementar, observada a regulamentação específica de cada curso. Para mais informações, contate a Central de Carreiras ou acesse: www.univates.br/servicos/carreiras/voluntario.

Números do voluntariado no Brasil
De acordo com a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2011, realizada pela Ibope Inteligência para a Rede Brasil Voluntário, 25% dos brasileiros disseram que fazem ou já fizeram serviço voluntário. Confira outros dados da pesquisa:

Das pessoas que fazem voluntariado:
67% trabalham (em período integral ou parcial)
38% têm o Ensino Médio completo e/ou curso superior incompleto
10% das atividades voluntárias são realizadas em instituições educacionais
4,6 horas é o tempo médio mensal dedicado à realização de atividade voluntária
5 anos é a média de tempo que a pessoa realiza atividade voluntária
67% citam “ser solidário e ajudar os outros” como motivação para realizar atividade voluntária

Pesquisa completa em aqui.

Texto: Nicole Morás

Luís Felipe Pissaia atua como voluntário na Univates desde 2014

Divulgação

Luís Felipe Pissaia atua como voluntário na Univates desde 2014

Nicole Morás

Luís Felipe Pissaia atua como voluntário na Univates desde 2014

Divulgação

28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Nicole Morás

Pesquisa Voluntariado no Brasil 2011

Notícias Relacionadas