Laboratório de Automação Industrial I (Lab. 56)

No Laboratório de Automação Industrial I concentram-se diversos equipamentos e tecnologias, que recriam, de forma didática, um ambiente muito similar ao encontrado nas empresas da região, porém, com tecnologia de ponta em termos de Automação e de Controle de Processos. É um laboratório de construção coletiva, que tem a participação de professores e de alunos na sua estruturação.
Neste laboratório são conduzidas partes práticas dos Trabalhos de Conclusão de Curso, pois a arquitetura operacional foi concebida de forma aberta para que diferentes turmas possam ir agregando mais funcionalidades a ele.
Para a prática do ensino, o laboratório também dispõe de lousa digital de última geração e projetor, permitindo que as aulas ou parte delas sejam digitalizadas em vídeo de forma instantânea. Além dos equipamentos permanentes do Laboratório, o Curso usa diversos outros que são armazenados na Sala de Apoio do Laboratórios da Engenharias e que são deslocados para o LAI de acordo com as atividades programadas.
O uso deste laboratório é restrito às disciplinas dos Cursos de Graduação em Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e aos Cursos Técnicos em Telecomunicações e Informática.

Área total: 75,7 m²
Principais recursos: Plantas de líquidos e solos, bancadas CLP, motores elétricos, multímetros, 7 microcomputadores Intel Core i5, 16GB RAM, Placa gráfica de 2GB, SSD de 240GB e monitor LCD 22"
Localização: Sala 412 do prédio 11 - Salas de aula, laboratórios e auditório