EAD representa 60% dos estudantes de Pedagogia do país

Postado em 16/11/2017 14h20min e atualizado em 18/01/2018 16h09min

Por Artur Dullius

A flexibilidade no horário e a possibilidade de adaptação dos estudos têm apontado para uma demanda crescente da modalidade de Ensino a Distância (EAD). No Brasil, 1,4 dos oito milhões de universitários já busca a qualificação desta forma. A predominância fica ligada ao curso de Pedagogia, que conta atualmente com 60% das matrículas EAD, encabeçando a lista de cursos mais procurados em nível nacional e estadual.

Para a professora do curso de Pedagogia EAD da Univates Morgana Domênica Hattge, a busca por cursos de Pedagogia na modalidade EAD está relacionada a diferentes fatores. “Um deles é o ritmo de vida dos estudantes, que geralmente já atuam na área da Educação, como estagiários. Para eles, a possibilidade de estudar em horários mais flexíveis e sem a necessidade de se deslocar fisicamente todos os dias é bastante importante”, garante Morgana.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o perfil de quem vai dar aulas ou atuar na supervisão, coordenação, direção e gestão das escolas brasileiras, ao ser comparada com as demais carreiras de graduação, se destaca pela alta porcentagem de matrículas em cursos de educação a distância (EAD).

De 2009 a 2015 a busca por essa modalidade de ensino no Rio Grande do Sul representa um crescimento de 50%, enquanto a modalidade presencial teve um acréscimo de apenas 15%. Em 2015, segundo o Censo da Educação Superior, 8% de todas as matrículas em graduação estavam concentradas na carreira de Pedagogia, o que representa 652.537 de 8.027.297 estudantes.

No Brasil, foram mais de 318 mil estudantes entre 2010 e 2015, enquanto o Rio Grande do Sul acumulou quase 18 mil novos entrantes nesse curso entre 2011 e 2015. Em 2016 esse número já chegava a 690.780 acadêmicos, ou seja, um acréscimo de 38.243 em um ano. Só no Estado são 32.534 estudantes, matriculados em 89 cursos de 65 instituições.

EAD na Univates

Na Univates, o curso de Pedagogia passa a ser oferecido a distância a partir de 2018. As aulas começam em março e acontecem em regime modular. Diplomados do curso podem dar aulas tanto em escolas como em outros ambientes, como os hospitalares e prisionais, além de exercer funções de supervisão, coordenação e direção de escolas.

O ingresso dos estudantes nos cursos acontece de forma trimestral, por meio de processo seletivo. O primeiro processo ocorre no dia 26 de novembro, data em que será aplicada a prova de redação no campus de Lajeado. Os interessados também podem concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio dos anos de 2009 a 2016. Além disso, a partir do dia 27 de novembro, os interessados podem ingressar no curso por meio de prova agendada, a ser realizada no campus de Lajeado. Todas as informações sobre os cursos podem ser conferidas no site www.univates.br/ead.