design_03_esc.svg

O Estúdio de Criação não é uma disciplina normal (e talvez até nos falte um pouco de disciplina). Aqui é nosso espaço para sermos indisciplinares e indisciplinados, pensar além do que está estabelecido e criar de formas que ainda não pensamos antes.

Mais do que uma abreviatura, ESC é um convite. Para fechar os programas que normatizam as nossas vidas e abrir espaço para novas relações, conhecimentos, experiências e práticas.

O que são os estúdios e como funciona o projeto?

É importante entender que você estará em constante movimento durante o semestre. O ESC é grande, tem mais de 100 estudantes matriculados de pelo menos 3 cursos da área criativa. Mas calma! Nós temos 5 professores responsáveis por essa turma toda e você fará parte de um dos 5 estúdios ofertados no semestre.

Funciona assim: na primeira parte do semestre você terá aulas específicas do seu estúdio e vai aprender os temas, conteúdos e atividades que fazem parte deste estúdio. Na segunda parte você vai integrar um grupo para o desenvolvimento de um projeto, com colegas de todos os estúdios, trocando experiências e aprendendo com os colegas, como na vida real.

A cada semestre os professores preparam uma temática ampla de trabalho, como um guia para nortear e inspirar os projetos. Já discutimos problemas das cidades, aspectos do turismo regional, acessibilidade e reinventamos o desenvolvimento de uma revista, por exemplo.

Tenho vários ESC no meu currículo, como funciona isso?

Durante a sua graduação você vai cursar 8 experiências no ESC, sempre dentro de um estúdio diferente. A proposta é vivenciar papéis que você encontrará no mercado de trabalho da Economia Criativa, aprender, explorar e criar possibilidades de projetos conectados com as necessidades do mundo real.

No semestre A a ênfase do ESC é digital e no semestre B a ênfase está em um produto gráfico, com os estudantes participando de diversos aspectos do projeto, desde a estratégia, passando pela gestão, planejamento, pesquisa e criação.

Como o ESC se relaciona com os temas do meu currículo?

Se você acessar a grade de componente curriculares do curso, vai perceber que cada disciplina/componente possui temas e eixos. Todos os estúdios do ESC estão no chamado Eixo de Estudos de Criação Interdisciplinar e consolidam 8 temas presentes nos demais componentes do curso.

É como se os demais componentes do curso “orbitassem” ao redor do ESC, fornecendo aprendizado para que você possa desenvolver os projetos da melhor forma possível. Por exemplo, você vai perceber que em um mesmo semestre estará cursando componentes que trabalham o tema criação para meios gráficos enquanto está fazendo o ESC chamado de “Projeto de Design Gráfico e Direção de Arte”, que consolida esse tema.