Ementas

NOME DA DISCIPLINA: ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Código: 28032 Carga horária: 200 Créditos: 14 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: BASES BIOLÓGICAS ENGENHARIA
Código: 46002 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Origem da vida e evolução. Citologia. Química da célula. Fundamentos de biologia celular, vegetal e animal e a relação com funções desempenhadas pelos seres vivos e seu ambiente. Noções de fisiologia celular: nutrição, respiração e reprodução. Níveis de organização e funcionamento de organismos %u2013 Domínios: Bactéria e Archaea; Reinos: Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Fundamentos de organismos biológicos aplicados na Engenharia.

NOME DA DISCIPLINA: CÁLCULO I
Código: 28106 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Funções reais de uma variável real: ênfase nas funções trigonométricas, gráficos e equações. Taxa de variação e declividade média. Taxa de variação instantânea e derivada. Estudo do comportamento de uma função através de derivadas. Integrais indefinidas e definidas.

NOME DA DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA TERRA
Código: 39021 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Sistema Terra: físico, biótico e antropogênico. História geológica e ambiental da Terra. Dinâmica do planeta: tectônica de placas e suas manifestações geológicas e ambientais decorrentes %u2013 dinâmica endógena. Processos geológicos exógenos. Rochas, minerais e recursos naturais não renováveis. Ambientes terrestres e solos - Pedologia. Práticas de campo.

NOME DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGEN. AMBIENTAL
Código: 46001 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Origem da Engenharia Ambiental. Ecologia, conceitos básicos, ecossistemas. Meio ambiente e saúde. Aspectos microbiológicos e epidemiológicos. Impactos ambientais das atividades humanas. Solo. Ar.

NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA PARA ENGENHARIA
Código: 28109 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Estrutura eletrônica dos átomos, propriedades periódicas, ligações químicas, estequiometria, soluções, estados de agregação da matéria, equilíbrio iônico.

NOME DA DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR GEOM.ANALÍTICA
Código: 28102 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Vetores no plano e no espaço. Produto escalar. Produto vetorial. Equação paramétrica da reta. Coordenadores polares. Sistemas lineares: conceitos, forma escalonada, operações elementares, análise de soluções e aplicações. Transformações lineares no plano e no espaço.

NOME DA DISCIPLINA: CÁLCULO II
Código: 28110 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28106
Ementa: Números complexos. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Derivadas direcionais. Gradiente. Integrais duplas.

NOME DA DISCIPLINA: FÍSICA - ELETROMAGNETISMO
Código: 46101 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Eletrostática. Eletrodinâmica. Circuitos: lei de Ohm e leis de Kirchhoff. Propriedades magnéticas da matéria. Eletromagnetismo: Lei de Ampère, Lei de Faraday, Lei de Lenz e aplicações.

NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA AMBIENTAL
Código: 30055 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28109
Ementa: Conceitos básicos de química ambiental. Química das águas. Química da atmosfera. Química dos solos. Poluição ambiental. Principais agentes químicos poluidores. Toxicologia ambiental.

NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
Código: 28003 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28109
Ementa: Amostragem. Análise por via seca. Aparelhagem comum e técnicas básicas de laboratório. Equilíbrio da solubilidade e precipitação. Análise sistemática de cátions. Métodos de análise volumétrica. Métodos de análise gravimétrica.

NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
Código: 28002 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28109
Ementa: Evolução histórica da Química Orgânica. Estudo do carbono. Propriedades gerais dos compostos orgânicos. Isomeria plana. Estereoquímica. Estudo das principais funções orgânicas explorando basicamente: nomenclatura, propriedades químicas e físicas. Química orgânica aplicada.

NOME DA DISCIPLINA: CÁLCULO III
Código: 28113 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28102
28110
Ementa: Tópicos sobre equações diferenciais ordinárias de primeira e de segunda ordem. Tópicos sobre séries de Taylor e de Maclaurin (determinação, uso, estudo do erro nas aproximações). Integração por séries de Taylor. Solução de equações diferenciais por séries de Taylor. Séries geométricas.

NOME DA DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO
Código: 28124 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Representação de pontos, retas, planos e sólidos geométricos. Elaboração de esboços e desenhos técnicos, segundo ABNT. Práticas de desenho usando vistas, projeções e perspectivas. Ferramentas de desenho auxiliado por computador (CAD).

NOME DA DISCIPLINA: ECOLOGIA DE SISTEMAS
Código: 46003 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46002
Ementa: Evolução conceitual da ecologia de sistemas. Teoria geral de sistemas e o conceito de ecossistemas. Princípios fundamentais: estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas. Os ciclos da água, carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre e suas interações. Diversidade, Estabilidade e maturidade dos ecossistemas naturais e dos ecossistemas sob ação antrópica. Principais problemas ambientais presentes e manejo dos recursos naturais.

NOME DA DISCIPLINA: FÍSICA - MECÂNICA
Código: 46102 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28106
28102
Ementa: Conceitos fundamentais da cinemática. Momento Linear. Leis de Newton e suas aplicações. Energia mecânica e processos de transferência de energia. Movimentos de rotação: conceitos fundamentais. Leis de conservação de momento linear, energia e momento angular.

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FÍSICO-QUÍMICA
Código: 28004 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28109
Ementa: Sistemas e propriedades. Equilíbrio químico e afinidade química, equilíbrio em sistemas heterogêneos, eletroquímica, propriedades dos gases, físico-química de superfícies, cinética das reações químicas.

NOME DA DISCIPLINA: ANÁLISE INSTRUMENTAL
Código: 28006 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28003
Ementa: Química analítica quantitativa com ênfase nos métodos instrumentais de análise: espectrometria de absorção molecular, espectrometria de absorção atômica, fotometria de chama, potenciometria, cromatografia em fase gasosa e líquida. Análise térmica.

NOME DA DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
Código: 30027 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28002
Ementa: Aspectos químicos de aminoácidos e peptídeos. Aspectos químicos de proteínas. Cinética e inibição enzimática. Aspectos químicos e metabólicos de glicídeos. Oxidações biológicas: ciclo de Krebs, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa. Química e metabolismo intermediário de lipídeos. Metabolismo de proteínas.

NOME DA DISCIPLINA: COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA
Código: 46004 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 4797
Ementa: Organização de computadores. Sistemas operacionais. Redes de computadores. Manipulação e representação de dados. Manipulação e armazenamento de imagens. Especificação e resolução de problemas com apoio computacional.

NOME DA DISCIPLINA: FÍSICA - FLUIDOS E TERMOLOGIA
Código: 46103 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46102
Ementa: Estática dos fluidos. Dinâmica dos fluidos: equação da continuidade e equação de Bernoulli. Termologia: termometria, calorimetria, condutividade térmica, dilatometria, estudo dos gases e primeira lei da Termodinâmica.

NOME DA DISCIPLINA: MÉTODOS NUMÉRICOS
Código: 28118 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28113
Ementa: Noções básicas sobre erros. Métodos iterativos para se obter zeros reais de funções reais. Resolução de sistemas lineares: métodos diretos e iterativos. Ajuste de curvas pelo método dos mínimos quadrados Solução numérica de equações diferenciais ordinárias.

NOME DA DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Código: 28116 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28102
Ementa: Cálculo das probabilidades. Variáveis aleatórias, espaço amostral e teoremas básicos. Modelos de distribuição discreta e contínua. Distribuição binomial. Distribuição normal. Estatística descritiva. Medidas de dispersão. Distribuição qui-quadrado e T-Student. Correlação e regressão. Noções de amostragem e testes de hipóteses.

NOME DA DISCIPLINA: CIÊNCIA TECNOL.DOS MATERIAIS
Código: 28114 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28109
Ementa: Fundamentos sobre a estrutura dos materiais. Materiais estruturais: metais, cerâmicos e vidros, polímeros, compósitos e semicondutores. Tipos de ruína dos materiais: corrosão, fadiga e desgaste. Ensaios mecânicos: tração, dureza, tenacidade, fadiga e fluência. Conformação de metais: fundição, maquinagem e estampagem.

NOME DA DISCIPLINA: FÍSICA - ÓPTICA E ONDAS
Código: 46104 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46102
46101
28113
Ementa: Óptica Geométrica. Oscilações. Ondas mecânicas: fenômenos ondulatórios e acústica. Ondas eletromagnéticas: difração e interferência da luz, vetor de Poynting, equações de Maxwell. Noções de física quântica, relatividade e radioatividade.

NOME DA DISCIPLINA: GEOLOGIA AMBIENTAL
Código: 39014 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 39021
Ementa: Ciências geológicas: o ambiente geológico e interações com o ambiente antrópico. Geologia regional: a evolução geoambiental meridional brasileira e a formação dos recursos minerais. Explotação dos recursos minerais, alterações ambientais e mitigações. Fundamentos de hidrogeologia, hidrografia e gestão de bacias hidrográficas. Geologia urbana e áreas de riscos geológicos. Geoturismo. Técnicas e ferramentas em geociências na caracterização e diagnose do cenário físico (geologia, geomorfologia, hidrologia e pedologia) em EIA/RIMA e AIAs. Práticas de geociências e planejamento ambiental.

NOME DA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
Código: 3934 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Aspectos históricos e objetivos da microbiologia. Classificação dos micro-organismos. Principais grupos de micro-organismos, estrutura, reprodução, nutrição e crescimento e controle microbiano. Probiose. Meios de cultura e necessidades nutricionais de micro-organismos.

NOME DA DISCIPLINA: TOPOGRAFIA
Código: 16013 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28102
Ementa: Fundamentos gerais para levantamentos topográficos planialtimétricos, desenvolvimento do método das projeções cotadas, representação de superfícies topográficas e cortes %u2013 seções %u2013 perfis %u2013 noções de terraplenagem direcionados para intervenções topográficas na prática do projeto arquitetônico.

NOME DA DISCIPLINA: TRABALHO MULTIDISCIPLINAR I
Código: 28005 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 4799
46001
Ementa: Desenvolvimento do primeiro projeto multidisciplinar orientado. Integração e aplicação dos conceitos e práticas das disciplinas já cursadas em um trabalho desenvolvido em equipe. Identificação do problema, planejamento da solução e identificação das bases tecnológicas e científicas necessárias para solução. Documentação. Aplicação de metodologia científica. Desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, interpretação e produção textual.

NOME DA DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA
Código: 46005 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Conceitos básicos de Climatologia. Fenômenos climáticos globais. Ação antrópica no clima. Conceitos básicos de meteorologia. Composição, estrutura e circulação da atmosfera. Elementos meteorológicos (temperatura, pressão atmosférica, vento, entre outros). Nuvens. Massas de ar. Modelos de previsão do tempo e clima. Aspectos climáticos e meteorológicos do Brasil e do Rio Grande do Sul.

NOME DA DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Código: 28123 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28113
46103
Ementa: Conceitos fundamentais da termodinâmica. Primeira e segunda lei da termodinâmica. Equações gerais da cinemática e dinâmica dos fluídos. Equações gerais de transferência de calor e massa. Propriedades físicas da matéria. Esforço aplicado por líquidos em superfícies planas. Fundamentos da cinemática dos fluídos. Viscosidade. Dinâmica dos fluídos: conceitos gerais, equação da continuidade de Bernoulli, da quantidade de movimento. Estudos de modelos de escoamento em condutos.

NOME DA DISCIPLINA: HIDRÁULICA
Código: 28008 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28110
46103
Ementa: Introdução à engenharia hidráulica. Hidrostática: forças de pressão, flutuabilidade e flutuação. Escoamento em condutos fechados. Tubos e redes de tubos: perda de carga, sistemas de tubos. Máquinas hidráulicas: bombas e turbinas. Escoamento em canais abertos:escoamento uniforme, escoamento não uniforme, perda de carga. Estruturas hidráulicas: barragens, vertedores. Semelhança hidráulica e estudos de modelos. Hidrometria: Processos de medidas hidráulicas.

NOME DA DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SÓLIDOS
Código: 28130 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46102
Ementa: Análise do equilíbrio de corpos materiais. Equações de equilíbrio em duas e três dimensões. Forças axial e cortante. Treliças planas. Solicitações internas: esforço normal e cortante, momento fletor e torçor. Diagramas de esforços. Centro de gravidade. Momento de inércia. Deformação em barras sob o efeito de cargas axiais.

NOME DA DISCIPLINA: SANEAMENTO BÁSICO
Código: 28013 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46001
Ementa: Estudo e planejamento de sistemas de captação e tratamento de efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas. Estudo de soluções individuais em saneamento básico.

NOME DA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE TRATAMENTO I
Código: 28011 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28006
Ementa: Noções de tratamento de águas e do funcionamento de uma estação de tratamento de águas (ETA). Operações físicas e químicas presentes numa ETA. Dimensionamento e cálculos das operações de gradagem, desarenamento, equalização, decantação, filtração, floculação e flotação, desinfecção, remoção de íons metálicos e amaciamento.

NOME DA DISCIPLINA: EVOLUÇÃO E SAÚDE
Código: 46008 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Principais teorias evolutivas e suas implicações na compreensão da saúde humana; mecanismos evolutivos; mutação; migração; relação natural; variação; contexto ecológico de mudança evolutiva; adaptação a ambientes; processos de especiação; história da diversidade biológica; macroevolução; origem das novidades evolutivas; evolução humana. Correlação evolução e saúde; o resultado da evolução sobre a ecologia humana. Demoecologia e sua relação com os processos de evolução e saúde humanas; ecologia de populações aplicada à espécie humana; estrutura etária da população humana; mortalidade; qualidade de vida e cidadania; estudo dos quadros ambiental e sanitário (global e local) como reflexo dos processos evolutivos dos sistemas; políticas ambientais e sua importância na conservação da saúde humana; a %u201Curbe mundial%u201D como reflexo dos processos evolutivos; ações de prevenção e controle de doenças, epidemias e pandemias.

NOME DA DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SENS.REMOTO
Código: 46006 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46004
Ementa: Noções de Cartografia. Sistema GPS. História e Evolução do Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Conceitos e Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto. Satélites de Observação da Terra. Imagens de Satélite. Sistemas de Informação Geográficas. Estrutura de Banco de Dados. SPRING. Processamento Digital de Imagens. Modelagem Numérica do Terreno. Mapeamento Temático.

NOME DA DISCIPLINA: HIDROLOGIA
Código: 46007 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 39014
Ementa: Importância e aplicação da hidrologia. Ciclo Hidrológico. Bacias hidrográficas. Sistemas fluviais. Águas subterrâneas. Balanço hídrico. Aquisição e análise de dados hidrológicos. Previsão de eventos hidrológicos extremos. Impactos das obras hidrológicas sobre o meio ambiente. Transporte e dispersão de poluentes nos recursos hídricos.

NOME DA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE TRATAMENTO II
Código: 28016 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28011
Ementa: Noções de tratamento de águas residuais e do funcionamento de uma estação de tratamento de efluentes (ETE). Tratamentos biológicos utilizados numa ETE. Dimensionamento e operação com equipamentos inerentes ao tratamento biológico: lamas ativadas (com e sem recirculação), leitos percoladores, digestores anaeróbios e lagunagem.

NOME DA DISCIPLINA: TRABALHO MULTIDISCIPLINAR II
Código: 28014 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 4798
28005
Ementa: Desenvolvimento do segundo projeto multidisciplinar orientado. Integração e aplicação dos conceitos e práticas das disciplinas já cursadas em um trabalho desenvolvido em equipe. Identificação do problema, planejamento da solução e identificação das bases tecnológicas e científicas necessárias para solução. Documentação. Aplicação de metodologia científica. Submissão de artigo científico para publicação. Desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, interpretação e produção textual.

NOME DA DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL
Código: 28018 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Introdução (evolução da problemática e dos conceitos). Princípios básicos das políticas de ambiente. Política de ambiente no quadro mundial. Política de ambiente no quadro brasileiro. Política de ambiente e desenvolvimento. Instrumentos de uma gestão ambiental sustentada e sustentável.

NOME DA DISCIPLINA: ELETIVA I
Código: 28019 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: FITOSSOCIOLOGIA/FITOGEOGRAFIA
Código: 39209 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46003
46002
Ementa: Fitogeografia. Limitantes fitogeográficos. Processos de migração vegetal. Métodos quali-quantitativos de avaliação de comunidades vegetais. Sistemas de gerenciamento de associações vegetais. Fitossociologia e dinâmica de populações vegetais. Métodos de elaboração de estudos vegetacionais avançados. Procedimentos legais e institucionais relativos a vegetação. Práticas de campo e laboratório em fitossociologia e fitogeografia.

NOME DA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Código: 28151 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Desenvolvimento sustentável. Sistemas de gestão ambiental. Modelos de produção limpa; principais termos em gestão ambiental. Princípio poluidor/pagador. Selo verde. Estratégias. Histórico da avaliação dos impactos ambientais. Conceito e prática da emissão zero. Modelagem de sistemas industriais fechados.

NOME DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLIC. ORGANIZAÇÕES
Código: 28132 Carga horária: 30 Créditos: 2 Pré-requisitos: -
Ementa: Psicologia: definição e evolução. Teoria psicanalítica e comportamento organizacional. Teoria behaviorista e comportamento organizacional. Personalidade e organização. Percepção, decisão e criatividade. Poder, conflito e negociação. Motivação e produtividade no trabalho. Satisfação e estresse no local de trabalho. Liderança. Comunicação e comportamento organizacional.

NOME DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLIC. ORGANIZAÇÕES
Código: 28131 Carga horária: 30 Créditos: 2 Pré-requisitos: -
Ementa: Ciências sociais na história. Ciências sociais e disciplinas afins. Conceito de cidadania. Sociologia como campo de conhecimento científico. Sociologia aplicada. Sistema capitalista e organizações: teorias sociológicas. Histórico do sistema capitalista e suas áreas de desenvolvimento. Positivismo. Marxismo. Sociologia compreensiva. Trabalho na sociedade moderna. Fordismo. Toyotismo.

NOME DA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE TRATAMENTO III
Código: 28020 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28016
Ementa: Biorreatores. Bioindicadores. Recuperação de áreas degradadas. Controle e tratamento de emissões atmosféricas. Tratamento e reuso de efluentes.

NOME DA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO SIST. PRODUTIVOS
Código: 28137 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Função produção. Administração, planejamento e controle da produção. Sistemas e técnicas de produção. MRP I e II. Sistema Toyota de produção: JIT, kanban, kaisen. Teoria das retrições. Introdução à logística: gestão de estoques, subsistemas de aquisição, armazenamento e movimentação interna. Gestão da qualidade. Custos industriais.

NOME DA DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
Código: 46010 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 46003
39014
Ementa: Processo de avaliação de impacto ambiental. Legislação da avaliação de impacto ambiental. Classificação dos projetos sujeitos à avaliação de impacto ambiental. Estudo de casos práticos. Projeto de âmbito local. Projeto de âmbito nacional. Os meios e as bases necessários para elaboração dos estudos de impacto ambiental. Legislação aplicável. Papel das várias entidades envolvidas; promotor do projeto, entidade licenciadora, entidade coordenadora, consulta do público.

NOME DA DISCIPLINA: ELETIVA II
Código: 28022 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Código: 28031 Carga horária: 180 Créditos: 12 Pré-requisitos: 28014
Ementa: Elaboração de projeto e desenvolvimento de atividades práticas junto a uma organização empresarial, de ensino ou outra, aplicando conhecimentos dentro de uma área da Engenharia de Química.

NOME DA DISCIPLINA: GERENCIAMENTO RESÍDUOS SÓLIDOS
Código: 28026 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28013
Ementa: Histórico do problema. Gestão dos resíduos sólidos. Resíduos urbanos. Serviços de limpeza pública. Planejamento do serviço de coleta e transporte: itinerário, frota e custos. Serviços de varrição e complementares. Tratamento e disposição final. Estudo de caso.

NOME DA DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ETAPA I
Código: 28021 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28014
Ementa: Caracterização da natureza e objetivos do trabalho de conclusão. Elaboração do projeto do trabalho de conclusão. Apresentação e defesa do projeto em seminário.

NOME DA DISCIPLINA: ELETIVA III
Código: 28023 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: ELETIVA IV
Código: 28029 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: ENERGIA E AMBIENTE
Código: 46011 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28151
28013
Ementa: Formas de energia. Políticas energéticas. Geração de energia e seus impactos sobre o ambiente. Energias Renováveis: solar, eólica, bionergia, energia das ondas, geotérmica, hidroelétrica.

NOME DA DISCIPLINA: TECNOLOGIAS LIMPAS
Código: 28030 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28013
28151
Ementa: Introdução às Tecnologias Limpas; Necessidade de Tecnologias Limpas; Novas tecnologias para a minimização e utilização de lodos de ETE%u2019s ETA%u2019s. Diferentes tipos de poluição; Tecnologias Limpas na indústria da pasta e papel; Tecnologias Limpas na indústria dos plásticos; Tecnologias Limpas na indústria agro-alimentar; Tecnologias Limpas na indústria dos curtumes; Energias Limpas.

NOME DA DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ETAPA II
Código: 28028 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: 28021
Ementa: Desenvolvimento das atividades previstas no projeto do trabalho de conclusão. Elaboração da monografia. Apresentação e defesa do trabalho perante banca examinadora.


ELETIVAS

NOME DA DISCIPLINA: ANÁLISE DE ÁGUAS
Código: 28033 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Classificação da água. Sistema de tratamento de água potável. Sistemas de resfriamento. Sistemas de geração de vapor. Determinações analíticas: dureza, alcalinidade, cloretos, cloros, fluoretos, sílica, gás carbônico, sulfitos, fosfatos, potencial hidrogeniônico, orgânica, ferro, turbidez e oxigênio dissolvido.

NOME DA DISCIPLINA: CIDADANIA REALIDADE BRASILEIRA
Código: 1549 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Formação humanística do aluno: formação de cidadãos comprometidos com a realidade e com a necessidade de transformações, embasadas na ética e no espírito público; formação e desenvolvimento pleno da capacidade de cidadania, despertando a consciência do indivíduo como sujeito do processo social e histórico; conhecimento da realidade brasileira e desenvolvimento da consciência crítica e ética para essa realidade na qual o futuro profissional irá atuar.

NOME DA DISCIPLINA: COMUN. PARA EDUC. AMBIENTAL
Código: 46014 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Comunicação e sociedade. Comunicação para construção do saber ambiental. A prática da comunicação para educação ambiental considerando a complexidade dos contextos sociais, políticos, culturais, econômicos e ecológicos diversos. Tecnologias de comunicação como instrumentos de educação ambiental.

NOME DA DISCIPLINA: CONFORTO AMBIEN. CONSTRUÍDO II
Código: 16116 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Iluminação e ventilação naturais. Isolamento térmico, conservação de energia para índices de aquecimento e resfriamento naturais. Iluminação artificial, conceitos e aplicações. Ventilação mecânica. Refrigeração e aquecimento mecânicos.

NOME DA DISCIPLINA: CONFORTO AMBIENTE CONSTRUÍDO I
Código: 16112 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Conceituação geral de conforto ambiental. Estudo das variáveis humanas de conforto. Estudo dos condicionantes climáticos (ventos, temperatura, tipos de clima). Trocas térmicas e fluxo de calor na edificação. Estudo da geometria solar. Estudo de elementos de proteção solar, projeto e aplicação na arquitetura.

NOME DA DISCIPLINA: DISC. OUTRO CURSO INSTITUIÇÃO
Código: 3354 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO
Código: 14007 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira, micro e pequenas empresas e formas associativas. Introdução ao plano de negócios.

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Código: 48008 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Ciência econômica: conceito e objeto de estudo. Demanda e oferta. Mercados concorrenciais. Conceitos básicos da teoria econômica vinculados a análise macroeconômica. A economia política da globalização e as novas relações com a economia internacional.

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA
Código: 46012 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Frações. Porcentagem. Regra de Três. Equações. Sistemas de equações 2x2. Produtos notáveis. Fatoração. Frações algébricas. Potenciação. Logaritmos. Teorema de Pitágoras. Trigonometria no triângulo retângulo. Matrizes. Determinantes. Equação da reta. Uso da calculadora.

NOME DA DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE EFL. GASOSOS
Código: 28034 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Controle das emissões atmosféricas (Torre de lavagem de gases, ciclones e filtros). Gestão, minimização de emissões.

NOME DA DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL
Código: 48083 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Desenvolvimento das estruturas básicas da língua inglesa. O vocabulário e a gramática necessários para o desenvolvimento das quatro habilidades: fala, acuidade auditiva, leitura e escrita. A study of English language basic structures. The fundamental vocabulary and grammar necessary for speaking, listening, reading and writing simple English.

NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Código: 45017 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais %u2013 LIBRAS. Noções sobre o processo linguístico que envolve a comunicação entre surdos e ouvintes. Cultura surda. Demandas sociais e educacionais da comunidade surda.

NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA I
Código: 16146 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Leitura e compreensão de textos em inglês que tratem de temas relacionados com a linguagem da computação e do sistema funcional. Reading and understanding the language of computing as well as the operating system.

NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA II
Código: 16147 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Leitura e compreensão de textos em língua inglesa que envolvam assuntos sobre processamento de dados e sua administração, dispositivos físicos e lógicos. Reading and understanding articles based on file processing and management. Physical and logical devices.

NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA III
Código: 16148 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Leitura e discussão de textos em língua inglesa sobre energia elétrica, nuclear, solar, aspectos relacionados ao meio ambiente e, o impacto das ações do ser humano no meio ambiente. Reading and discussion articles on electrical, nuclear and solar energy, and related environmental aspects arising from their uses. The impact of human activities on the environment.

NOME DA DISCIPLINA: OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Código: 30036 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Operações unitárias: conceitos básicos. Mecanismo do transporte molecular. Balanços globais de massa e calor. Descrição de sólidos particulados. Separações mecânicas - equipamentos Teoria simplificada da filtração %u2013 filtros. Deslocamento de fluidos.

NOME DA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE COOPERATIVAS
Código: 48051 Carga horária: 30 Créditos: 2 Pré-requisitos: -
Ementa: Aspectos relevantes do cooperativismo, o processo administrativo e a tomada de decisões na gestão da empresa. Os diversos modelos de gestão cooperativa.

NOME DA DISCIPLINA: PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Código: 16037 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Fundamentos do planejamento urbano e regional com análise crítica de suas principais linhas teorias. Estudo da realidade constituída pela articulação dos sistemas econômico e social e cultural e dos ambientes natural e construído. Articulações urbanas e regionais: aglomerações urbanas, regiões metropolitanas, microrregiões, bacias hidrográficas. O planejamento e a gestão de regiões: análise de experiências nacionais e internacionais. Instrumentos de planejamento, controle e intervenção: planos diretores, planejamento sustentável e o desenvolvimento urbano e regional.

NOME DA DISCIPLINA: PLANO DE NEGÓCIOS
Código: 48039 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Caracterização da empresa. Estrutura e etapas do projeto. Conceitos iniciais. Estudo de mercado. Localização. Escala de produção. Engenharia do projeto. Os investimentos. Orçamento de custos e receitas. Fontes e usos dos recursos.

NOME DA DISCIPLINA: PRÁTICA INTEGRADA DE CAMPO
Código: 46018 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Trabalho de campo para análise de problemas específicos com a participação de vários professores. Planejamento, montagem do projeto, levantamento de dados, avaliação, elaboração do relatório. Ementa variável, visando a participação de professores visitantes, especialistas convidados ou mesmo docentes permanentes do Curso, na busca de abordagem de temas relevantes à formação dos alunos.

NOME DA DISCIPLINA: PROCESSOS E RECUP. AMBIENTAL
Código: 46013 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Histórico do desenvolvimento dos processos de recuperação ambiental; conceitos gerais de recuperação ambiental; níveis de recuperação ambiental; recuperação da cobertura vegetal de áreas degradadas; recuperação do solo de áreas degradadas; recuperação da água de áreas degradadas; recuperação da biodiversidade; elaboração de planos de recuperação ambiental; definição dos aspectos a serem considerados nos planos de recuperação ambiental (ambientais, estéticos, sociais, destinação a ser dada à área); formas de recuperar o equilíbrio ecológico de áreas degradadas; a biogeografia como determinante nas atividades de recuperação ambiental; tecnologias utilizadas em processos de recuperação ambiental.

NOME DA DISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADO
Código: 46017 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Discussões sobre técnicas de apresentação de seminários. Apresentação de artigos científicos propostos pelo responsável pela disciplina. Ementa variável, visando a participação de professores visitantes, especialistas convidados ou mesmo docentes permanentes do Curso, na busca de abordagem de temas relevantes à formação dos alunos.

NOME DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA AMBIENTAL
Código: 46015 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Pensamento sociológico. Conceito de cultura. Etnocentrismo e Relativismo. Problema social e problema ambiental. Política Ambiental. Educação Ambiental.

NOME DA DISCIPLINA: TEC. AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Código: 46016 Carga horária: 60 Créditos: 4 Pré-requisitos: -
Ementa: Agricultura e Meio Ambiente. Agricultura Sustentável. Agroecologia. Sistemas Alternativos de Produção (Orgânico, Biodinâmico, Biológico e Natural). Permacultura. Teoria da Trofobiose. Tecnologias Tradicionais (adubação orgânica, adubação verde, rotação e consorciação de culturas, cobertura morta). Biofertilizantes Líquidos. Manejo e Controle Ecológico de Ervas e Pragas. Biomineralização. Bem %u2013 Estar Animal. Homeopatia Animal. Sistemas Agroflorestais (SAF%u2019s). Manejo Integrado de Pragas (MIP). Agricultura de Precisão. Biodigestores. Hidroponia. Biotecnologia. Nanotecnologia. Sistemas de Gestão da Qualidade Ambiental na Agricultura (BPA, APPCC, NBR ISO 22000, NBR ISO 14001, PIF, EurepGap, IN 07/1999 e NR 31).

NOME DA DISCIPLINA: PROFICIÊNCIA INFORMÁTICA
Código: 4797 Carga horária: 0 Créditos: 0 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: PROFICIÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA
Código: 4799 Carga horária: 0 Créditos: 0 Pré-requisitos: -

NOME DA DISCIPLINA: PROFICIÊNCIA LÍNGUA INGLESA
Código: 4798 Carga horária: 0 Créditos: 0 Pré-requisitos: -

Ren. Rec. Portaria MEC 286, de 21/12/12