Mensagem do Reitor

Somos hoje de direito o que já éramos em nossa essência. A Univates, que há 50 anos iniciava sua trajetória a partir do sonho de pessoas que acreditavam que nosso Vale poderia ser grande e se desenvolver pelo conhecimento, agora alcança o status de Universidade. Somos a Universidade do Vale do Taquari. Somos grandes pois somos coletivos. Fomos construídos por muitas mãos, constituídos por muitas lutas e sonhados por muitas mentes.

Somos comunitários. E ser uma instituição comunitária é incorporar os fundamentos e os objetivos de um projeto coletivo regional: o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico. Como instituição pública não estatal, nosso patrimônio pertence à comunidade na qual estamos inseridos. A Univates é do Vale. E a Universidade do Vale do Taquari pertence ao mundo: o mundo das possibilidades de construir coletivamente um Vale melhor para se viver, trabalhar, estudar. Aqui já se formaram mais de 14 mil estudantes de graduação, quase 4 mil pós-graduados e mais de 3 mil profissionais técnicos.

Nossos projetos de extensão e ações comunitárias já beneficiaram mais de uma centena de milhares de pessoas. Essas ações, aliadas ao ensino de qualidade e voltadas para a promoção de iniciativas emancipatórias da sociedade, fazem com que o impacto que produzimos na vida das pessoas seja tão grande quanto o impacto que a comunidade tem no nosso crescimento. E agora, enquanto Universidade, temos um grande desafio pela frente: por meio das nossas pesquisas sermos referência em transferência de tecnologia. Hoje não apenas transmitimos novos conhecimentos como também os geramos.

Ao longo de nossa história oferecemos ao Vale do Taquari um ensino de qualidade. Muitos dos nossos cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação como os melhores do Brasil em suas especialidades, e a própria Univates já foi citada como uma das melhores instituições de Ensino Superior privado do RS. Esse trabalho contribuiu indubitavelmente para o desenvolvimento da nossa região, modernizando e qualificando praticamente todas as áreas de exercício profissional e colaborando para torná-la um dos melhores locais para se viver no Brasil. Além disso, por meio de suas atividades culturais e de extensão, a Univates contribuiu para a formação da identidade regional, de tal forma que a história recente do Vale do Taquari se confunde com a história da Instituição. Essa foi a forma por meio da qual a Univates incorporou em suas atividades os fundamentos e os objetivos do projeto coletivo não somente da região em que atua, mas de todo o entorno. Hoje, a Instituição recebe estudantes de 141 municípios gaúchos e de 87 cidades de outros estados da federação.

Qual será a contribuição da Univates? O que a Universidade, como sucessora do Centro Universitário, trará como valor adicional ao Vale? A resposta é simples: ao lado do Ensino Superior de alta qualidade que continuará oferecendo, ela trará a tecnologia como ferramenta para viabilizar o potencial social e humano que a região tem para oferecer. Será pelo desenvolvimento tecnológico que a Universidade do Vale do Taquari abrirá novas alternativas para o desenvolvimento regional, possibilitando mais agregação de valor e maior competitividade e garantindo a sustentabilidade da região pela abertura de novos segmentos econômicos, de alta densidade tecnológica e alto valor agregado.

Da mesma forma, será por meio do suporte à inovação tecnológica que a Universidade do Vale do Taquari dará sua contribuição para a qualificação da gestão pública e privada, à qualificação dos serviços públicos e à abertura de novos horizontes culturais para a comunidade regional. Assim, não estamos apenas comemorando uma conquista da comunidade acadêmica da Univates. A Universidade do Vale do Taquari é uma conquista de toda a região, e, sobretudo, uma afirmação de que não hesitamos diante dos desafios que o futuro nos reserva.

Ousaremos saber e ousaremos agir!



Ney José Lazzari
Reitor da Universidade do Vale do Taquari – Univates

Prof Me Ney José Lazzari