Serpentes são tema da nova exposição do Museu de Ciências Naturais

Postado em 08/04/2016 08h45min e atualizado em 18/04/2018 15h35min

Por Ana Amélia Ritt

No Brasil há cerca de 400 espécies de serpentes. Dentre elas aproximadamente 80 estão presentes no Rio Grande do Sul. É justamente esse assunto que o Museu de Ciências Naturais da Univates (MCN) escolheu como tema para a sua nova exposição, intitulada “O mundo rastejante das serpentes”. O material pode ser conferido, de segunda a sexta-feira, até dia 29 de julho, no Prédio 8 da Univates.

Com o objetivo de informar, caracterizar e desmitificar temas relacionados a esses répteis, a exposição conta com um acervo utilizado em salas de aula e cursos de extensão. “O mundo rastejante das serpentes” aborda informações e materiais visuais. Além disso, traz animais que são alimentos de serpentes e animais que, muitas vezes, são confundidos com elas, como é o caso do muçum.

A coordenadora do MCN, Miriam Helena Kronhardt, afirma que o Museu possui um público variado, desde crianças até comunidade acadêmica. “Temos uma grande preocupação de passar a informação científica corretamente, mas de uma forma um pouco mais simples”, comenta.

Luís Carlos Scherer, responsável pela montagem da exposição, explica que há várias espécies de serpentes, algumas peçonhentas e outras que não apresentam risco. “As peçonhentas, como a jararaca, auxiliam no controle biológico, alimentando-se de roedores, por exemplo, que podem ser um problema em determinado ambiente”, conta.

Além da exposição, o MCN oferece oficinas aos alunos de escolas:
Estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental podem participar da oficina “Artistando as serpentes”, em que as características das serpentes serão abordadas e, ao final, haverá uma atividade prática.
Já alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio são convidados a participar da oficina “Conhecendo as serpentes do RS”.

Turmas escolares interessadas em visitar a exposição podem fazer o agendamento gratuitamente pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504. Famílias ou pequenos grupos de amigos podem realizar a visita sem pré-agendamento.

Texto: Ana Amélia Ritt