Projeto "Naturalista por um dia" está com inscrições abertas

Postado em 19/04/2016 12h06min e atualizado em 02/01/2018 16h41min

Por Ana Amélia Ritt

Quarta-feira é dia de “Naturalista por um dia” na Univates. A atividade busca estimular o gosto pelas ciências naturais, biotecnologia, arqueologia e por estudos sobre o meio ambiente e química. Além disso, visa a promover o contato dos estudantes da educação básica com os diferentes ambientes acadêmicos, como laboratórios de biologia molecular, luparia, microbiologia, microscopia e química. Os minicursos, destinados às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, iniciam no dia 27 de abril.

O projeto é dividido em três módulos: Biodiversidade, Ambiente e Desenvolvimento e Biotecnologia. Esses módulos repassam informações sobre pesquisas que são realizadas na Instituição e trazem práticas para os alunos participantes. Dessa forma, as escolas conhecerão o Museu de Ciências Naturais (MCN), participarão de minicursos alocados nos três diferentes módulos e obterão conhecimento científico com professores pesquisadores e alunos de graduação da Univates.

Os cursos de graduação envolvidos no projeto são: Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), História, Engenharia Ambiental, Química Industrial e Comunicação Social.

Escolas que tiverem interesse em participar podem realizar inscrição com o MCN, sala 100 do Prédio 8, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505.

Confira os módulos e assuntos analisados:

Biodiversidade
- A flor e a reprodução das plantas
- Animais silvestres: aprendendo de forma lúdica
- Ecologia dos insetos
- Viajando no mundo dos ácaros
- Observação microscópica de células vegetais

Ambiente e Desenvolvimento
- Ambiente e sustentabilidade
- Entre vasos e pontas – pensando o patrimônio cultural e ambiental
- Química no dia a dia
- Reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio da construção de minhocários domésticos
- Viagem ao mundo invisível

Biotecnologia
- Biogás: a energia invisível
- Extração de DNA humano e suas aplicações
- Extração de óleos essenciais
- Extração do DNA vegetal – morango
- Isolamento de microrganismos com potencial biotecnológico

Texto: Ana Amélia Ritt
Escolas interessadas em participar do projeto “Naturalista por um dia” já podem se inscrever.

Tuane Eggers

Tuane Eggers