Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Museu de Ciências Naturais da Univates publica coleções no SiBBr

Postado em 28/04/2016 17h02min e atualizado em 02/01/2018 16h41min

Por Nicole Morás/SiBBr

O Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates concluiu recentemente a publicação de duas coleções biológicas no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) – uma plataforma on-line que integra dados sobre a biodiversidade brasileira. Nessa etapa, foram realizados 1.126 registros de ictiologia (peixes) e herpetologia (répteis e anfíbios). Os dados também foram integrados ao Global Biodiversity Information Facility (GBIF). Além das coleções zoológicas, o Herbário do Vale do Taquari (HVAT), vinculado ao MCN, também disponibiliza os dados no GBIF.

De acordo com a bióloga do MCN responsável pela publicação das coleções zoológicas, Úrsula Arend, a equipe do Museu de Ciências Naturais está colaborando com a sociedade. “A maioria das espécies cadastradas é da região do Vale do Taquari. Assim, devolvemos à comunidade informações em forma de conhecimento científico. Grande parte do acervo tem ou já teve algum estudo relacionado, mas ainda pode contribuir para outras pesquisas relacionadas à saúde, à agricultura e à distribuição de espécies, ou ainda, propor áreas de conservação, por exemplo”, afirma Úrsula.

Conforme o SiBBr, da coleção ictiológica do MCN foram publicados 896 registros de espécies nativas da bacia hidrográfica Taquari-Antas, região central do Estado do Rio Grande do Sul. Já a coleção de herpetologia cadastrou 230 lotes de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, ocorrentes na região central gaúcha. O acervo, em sua maior parte, é resultado de coletas e pesquisas realizadas pelos pesquisadores do MCN desde a década de 1980. “Os peixes representam nossa maior coleção zoológica de vertebrados. Com o cadastro dessa coleção e da de anfíbios e répteis concluídas, buscaremos adicionar outras coleções ao SiBBr”, complementa Úrsula.

Saiba mais
Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da sua Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade.

O SiBBr é uma plataforma on-line que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.

Cenário global
Com o SiBBr, o governo brasileiro atende a uma recomendação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), da qual o Brasil é um dos países signatários, no que concerne à integração e disponibilização de informações sobre biodiversidade.

O projeto é associado à Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), a maior iniciativa multilateral de acesso virtual a informações biológicas de aproximadamente 60 países.

O GBIF soma mais de 570 milhões de registros de espécies provenientes de 766 instituições. Assim, com o SiBBr, o Brasil integra o maior esforço global para conhecer melhor a biodiversidade do planeta e disponibilizar gratuitamente as informações existentes.

Texto: Nicole Morás/SiBBr

Úrsula Arend, Caroline Ely Schndeider e Miriam Kronhardt, do MCN

Nicole Morás

Úrsula Arend foi responsável pelo cadastro das coleções no SiBBr

Nicole Morás

 Coleção do Herbário do Vale do Taquari já integra o GBIF.

Nicole Morás

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas