Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Exposição destaca importância ecológica e econômica das abelhas

Postado em 11/08/2016 11h34min e atualizado em 18/04/2018 15h35min

Por Tiago Silva

A importância ecológica e econômica das abelhas é tema de exposição no Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates. A mostra "Ciência das abelhas: a vida da colmeia" foi inaugurada esta semana e ficará em exposição até dezembro. Acadêmicos, funcionários e comunidade em geral podem acompanhar a exposição, que surgiu da curiosidade despertada pelo comportamento das abelhas.

Atualmente são em torno de 20 mil espécies catalogadas desses insetos. No Rio Grande do Sul, há a ocorrência de cerca de 24 espécies de meliponíneos, como são denominadas as abelhas sem ferrão, consideradas nativas do Estado. A incidência delas no RS faz com que existam algumas variedades de plantas somente nessa região do país.

“Por meio de pesquisas realizadas, pode-se observar particularidades entre algumas espécies de plantas e meliponíneos, uma vez que algumas dessas espécies são polinizadas quase que exclusivamente por essas abelhas”, explica o biólogo e funcionário do MCN Luís Carlos Scherer.

Além do mel
Conforme Scherer, a ideia da exposição é mostrar que as abelhas têm um papel maior para o planeta do que apenas o fornecimento de mel. “Ecologicamente, as abelhas são as principais polinizadoras de diversas espécies frutíferas”, afirma.

Por isso, uma parte da exposição é dedicada a mostrar os reflexos que as interferências nos ambientes naturais causam a toda a cadeia da qual as abelhas fazem parte, inclusive a produção de alimentos.
Um exemplo mostrado na exposição é o fenômeno chamado “desordem do colapso de colônia”, que vem ocorrendo em diversos locais do planeta e é caracterizado pelo desaparecimento das abelhas. Monoculturas e o uso de classes de pesticidas são apontados como possíveis causas desse fenômeno.

Saiba mais
O Museu de Ciências Naturais está localizado na sala 100 do Prédio 8 da Univates. Os visitantes podem acompanhar a exposição "Ciência das abelhas: a vida da colmeia" de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22h. Em setembro, começam as oficinas com escolas de Ensino Fundamental da região, também tendo como temática as abelhas.

Texto: Tiago Silva

São cerca de 20 mil espécies de abelhas conhecidas atualmente.

Tiago Silva

São cerca de 20 mil espécies de abelhas conhecidas atualmente.

Tiago Silva

São cerca de 20 mil espécies de abelhas conhecidas atualmente.

Tiago Silva