Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Herbário do Vale do Taquari faz parte de cadastro mundial de herbários

Postado em 07/12/2016 10h40min e atualizado em 02/01/2018 16h12min

Por Tiago Silva

O Herbário do Vale do Taquari (HVAT), vinculado ao Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates, passou a integrar o Index Herbariorum (IH) — um sistema de indexação internacional de herbários que é gerenciado pelo Jardim Botânico de Nova Iorque (New York Botanical Garden - NYBG). Com isso, o HVAT, criado em 1995 e que atualmente conta com mais de 5 mil espécimes catalogados, agora faz parte do cadastro mundial de herbários e tem o reconhecimento da comunidade científica internacional.
 
Na área da botânica, a maioria dos pesquisadores, em especial de instituições de outros países, só utiliza informações obtidas de herbários indexados no IH. “Ter o index significa dar visibilidade internacional para a nossa coleção e contribuir para disseminar o trabalho que fazemos aqui”, ressalta a curadora do HVAT, a doutora em botânica Elisete Maria de Freitas.
 
Além do número mínimo de exemplares na coleção, para fazer parte do Index, o herbário precisa ter equipe técnica para a gestão do acervo — curador, taxonomista, técnicos de coleções — e espaço físico adequado para a manutenção da coleção. Os exemplares do acervo do Herbário do Vale do Taquari representam, em sua maioria, espécies vegetais nativas dos biomas Pampa e Mata Atlântica. O arquivo conta com mais de 177 famílias botânicas catalogadas, sendo Orchidaceae a mais representativa — é um dos maiores acervos da família no RS.
 
“Integrar o Index Herbariorum significa que temos um padrão de qualidade na pesquisa e na acurácia dos dados disponíveis, bem como condições de manter o acervo existente e continuar a aumentá-lo com técnicas de conservação e gestão”, ressalta Úrsula Arend, analista do Museu de Ciências Naturais da Univates com atuação na gestão das coleções biológicas do museu.
 
Elisete afirma que a conquista não é só do herbário ou do MCN, mas também de toda a comunidade regional, em especial da comunidade acadêmica da Instituição. “Com o index contribuiremos para a maior divulgação da biodiversidade da região, do Estado e do país.”
 
Sistema de classificação de plantas
 
O herbário reúne materiais botânicos que são coletados em pesquisas de campo dos projetos Institucionais, de graduandos e pós-graduandos. As amostras ficam depositadas e constituem um amplo registro, já que todo o material é acompanhado de uma série de informações quanto ao local de coleta e características do exemplar.
 
Esse material serve como objeto de estudo para pesquisadores determinarem o grau de parentesco (ancestral – descendente) entre as espécies e também para atualizar o sistema de classificação das plantas. Todas essas informações do acervo do HVAT estão disponíveis online e podem ser acessadas no link http://inct.splink.org.br.
 
Saiba mais
 
O que é o Index Herbariorum
 
É um cadastro de herbários de diferentes países mantidos por instituições de Ensino Superior, por Jardins Botânicos ou outras instituições que tenham, como particularidade, mais de 5 mil amostras de espécimes de plantas, fungos ou algas depositados em seu acervo.
 
Texto: Tiago Silva
HVAT conta com mais de 5 mil espécimes catalogados

Nicole Morás

Notícias Relacionadas