MCN recebe a exposição “Infinitas Formas de Grande Beleza”

Postado em 01/02/2017 11h03min e atualizado em 18/04/2018 15h36min

Por Tiago Silva

O Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates conta com uma nova exposição: “Infinitas Formas de Grande Beleza”, do biólogo e fotógrafo Claiton Martins Ferreira, aberta ao público até 9 de março. A mostra reúne fotografias de exemplares do acervo da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS),  instituição de pesquisa científica e educação ambiental, sediada em Porto Alegre.

São imagens de exemplares botânicos do acervo de plantas do herbário Professor Alarich Schultz, vinculado à FZB/RS, e de exemplares das coleções zoológicas de invertebrados e vertebrados, como anfíbios, peixes, aracnídeos e besouros. Para registrar as imagens, o artista utilizou-se da técnica do focus stacking — tirando fotos do mesmo objeto usando diferentes focos para montar a obra com nitidez raramente vista em fotografias científicas. É uma visão artística, diferenciada, de uma das mais representativas coleções biológicas do Estado.

O trabalho de Ferreira foi realizado no final de 2015 e, desde então, se tornou itinerante com o objetivo de mostrar a importância dos museus como repositórios tanto do conhecimento científico quanto da biodiversidade regional, além de estimular a curiosidade e familiarizar a população sobre o tema.

A exposição pode ser apreciada no MCN da Univates, localizado na sala 100 do Prédio 8, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504 ou no site - clique aqui.

Texto: Tiago Silva

Biólogo Claiton Martins Ferreira usou a técnica focus stacking para registrar as imagens