Apex-Brasil promove Primeira Ação de Exportação em Lajeado

Postado as 2017-09-28 16:39:31

Por Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex) e Universidade do Vale do Taquari - Univates, promoveu, nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, a Primeira Ação de Exportação em Lajeado. O objetivo do evento é possibilitar às empresas selecionadas uma primeira oportunidade de participar de rodadas de negócios e aplicar o que foi trabalhado durante o atendimento pelo Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), oferecido por meio do Escritório de Relações com o Mercado da Univates.
 
O evento consiste numa rodada de negócios com comerciais exportadoras brasileiras selecionadas, oportunidade em que as empresas atendidas pelo Peiex mostrarão sua capacidade de negociação, testarão o nível de aceitação de seus produtos/serviços e terão oportunidade de validar o preço, a embalagem e os materiais de comunicação desenvolvidos para exportação, entre outras coisas.
 
A rodada de negócios reune cerca de 30 empresas das regiões do Vale do Taquari, Vale do Caí e Rio Pardo, dos setores de casa e construção, moda e alimentos e bebidas com comerciais exportadoras — empresas que comercializam produtos brasileiros em mercados externos. A Primeira Ação de Exportação é a última etapa do Peiex, da qual podem participar as empresas atendidas e qualificadas pelo programa. Para a maioria dos participantes, essa será a primeira experiência de negociação internacional. “A Primeira Ação de Exportação foi criada para que os empresários qualificados pelo Peiex possam ver na prática o funcionamento de uma operação de exportação”, explica o Antonio Codorniz, gestor Peiex da Apex-Brasil.
 
Sobre o Peiex
O Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) é um projeto da Apex-Brasil que prepara as empresas para o comércio internacional por meio de diagnóstico e acompanhamento, oficinas de capacitação em exportação, e implantação de soluções gerenciais. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para participarem das ações de promoção comercial da Apex-Brasil e para atuar no comércio internacional. Desde sua criação, em 2009, já foram atendidas cerca de 16 mil empresas no Brasil. 
 
Os técnicos que prestam atendimento às empresas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram nas fases de diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses por empresa, e estas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das melhorias, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.
 
A Apex-Brasil tem, hoje, núcleos do Peiex localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O projeto Primeira Ação de Exportação vai acontecer em todos os Núcleos Operacionais do PEIEX.
 
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
 
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
 
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
 
Texto: Apex-Brasil

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Notícias Relacionadas