A Universidade do Vale do Taquari - Univates teve cinco de seus professores selecionados para o curso de Qualificação Profissional em nível de Atualização "eMulti em FormAÇÃO: Curso para Docentes de Aprendizagem", promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa é uma parceria com a Coordenação de Ações Interprofissionais do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.
Os docentes selecionados são:
- Cássia Regina Gotler Medeiros (Enfermagem e Medicina)
- Glademir Schwingel (Fisioterapia)
- Maurício Teixeira (Odontologia e Medicina)
- Elisângela Mara Zanelatto e Gisele Dhein (Psicologia)
O curso, com início previsto para agosto de 2024 e conclusão em novembro do mesmo ano, tem como objetivo formar um cadastro de docentes aptos a atuar em cursos voltados para profissionais de saúde das equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A contratação dos aprovados ocorrerá a partir de janeiro de 2025, conforme a demanda e o preenchimento das vagas no curso subsequente.
O curso será desenvolvido em quatro módulos, com uma carga horária total de 120 horas, divididas entre atividades síncronas e assíncronas, além de seminários presenciais. A estrutura curricular abrange temas como manejo de grupos, políticas de saúde, programas prioritários e metodologias e tecnologias sociais.
As vagas de docentes estão distribuídas por região do país, com um total de 270 vagas, sendo 20 delas priorizadas para o estado do Rio Grande do Sul. O encerramento do curso ocorrerá no dia 26 de novembro em Brasília, quando os docentes da Universidade viajarão para participar das ações finais da formação.
A professora Cassia conta que está feliz pela seleção. Eu e meus colegas ficamos muito contentes com o resultado da seleção, pois foi muito concorrida. Havia 3.000 inscritos para 270 vagas. O fato de cinco das 20 vagas previstas para o RS terem sido preenchidas por professores da Univates demonstra a qualificação deles, tanto na experiência acadêmica quanto junto às equipes de atenção à saúde da região.
Participar de uma formação como essa, em que teremos contato com profissionais de saúde de muitas áreas e regiões do Brasil, a partir de metodologias inovadoras e professores de excelência, gera altas expectativas, projeta ela.
O curso vai contribuir muito para nossa qualificação como docentes, sendo que poderemos trazer experiências diversificadas para nossos estudantes da Univates, além de novas metodologias de estudo. Além disso, teremos a oportunidade de atuarmos como multiplicadores desta formação para equipes da Atenção Primária à Saúde de todo o país, desenvolvendo uma ampla rede de contatos na área.