Univates é a primeira instituição do país a criar tour virtual interativo em 3D

Postado em 03/12/2012 08h57min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 3, a Univates apresenta seu mais novo projeto, o Tour Virtual Univates, que pode ser conferido no site www.univates.br/tourvirtual. Pioneiro no Brasil em instituições de Ensino, o projeto mostra a estrutura da Instituição em 3D.

Os usuários podem caminhar pelo câmpus de Lajeado e visualizar a infraestrutura do local, com uma representação muito próxima da realidade. Além disso, os principais laboratórios também podem ser visualizados em fotos panorâmicas.

O projeto foi desenvolvido integralmente pelo Setor de Marketing e Comunicação da Univates, sem terceirização de serviços. Conforme a coordenadora da equipe dos Portais Univates, jornalista Elise Bozzetto, a ideia surgiu do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor João Carlos Britto, que provocou a equipe para criar algo inovador nessa área. “Ele solicitou algo diferente dos tours virtuais que já existem. Pediu que nosso projeto fosse inovador e interativo. A partir disso, pesquisamos os softwares que poderiam atender a essa demanda e concluímos que a melhor forma de tornar o tour interativo seria utilizar um software de games”, explica Elise, destacando que o software utilizado no projeto foi o Unity.

A equipe responsável pela programação e desenvolvimento do tour é composta por alunos e diplomados da Univates: Alexandre Höllermann, estudante de Arquitetura e Urbanismo; Rafael Mallmann, aluno de Engenharia de Controle e Automação; Arthur Lehdermann, acadêmico de Engenharia da Computação; Rodrigo Balbueno, estudante de Publicidade e Propaganda; Vanessa Fluckseder, aluna de Design; e Elise Bozzetto, diplomada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing. A equipe também é responsável por criar, manter e atualizar todos os sites da Univates.

Conforme Mallmann, um dos desenvolvedores do Tour Virtual, o projeto em 3D utiliza muitos recursos gráficos do usuário. “Com base nisso, foi tomada uma atenção especial na qualidade de resolução e processamento, buscando deixar o projeto mais eficiente e leve possível. Vários estudos foram realizados, tendo como principal foco o controle de desempenho, fazendo com que o resultado final fosse funcional e de fácil utilização pelo usuário”, explica o programador.

O projeto vem sendo planejado e programado há cerca de um ano. Neste primeiro momento, foram disponibilizados os Prédios 1, 2, 3, 11 e 12. Ao longo do ano, serão disponibilizados os demais. Além da visita on-line, o tour também oferece a opção de download.

Texto: Tuane Eggers

Equipe de trabalho: Arthur, Vanessa, Elise, Rafael, Rodrigo e Alexandre