Univates dá início às aulas da primeira turma de Medicina

Postado em 22/04/2014 14h20min

Por Tamara Bischoff / Tuane Eggers

Tiveram início na manhã desta terça-feira, dia 22, as atividades acadêmicas da primeira turma de Medicina da Univates. A programação envolveu os 25 estudantes e seus familiares, que foram recepcionados no auditório do Prédio 9 pelo coordenador do Curso, Luiz Fernando Kehl. O evento teve como objetivo integrar os novos alunos, aperfeiçoando sua experiência de ingresso na Univates.

Também participaram da recepção a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Magali Grave, pela pró-reitora de Ensino, Luciana Fernandes, e pelo reitor, Ney José Lazzari. Participaram da ocasião, ainda, professores que lecionarão no curso e demais integrantes da Reitoria.

Em seu pronunciamento, o coordenador do curso falou sobre a importância de, num processo diagnóstico, conversar, ouvir e olhar os pacientes. “Lembrem-se disso”, destacou. Kehl explicou sobre o funcionamento do curso, que terá eixos temáticos, e aconselhou os alunos a sempre recorrerem aos livros, pois “a memória muitas vezes nos trai”. “Juntos faremos a história da primeira turma de Medicina”, destacou o professor, aproveitando a oportunidade para agradecer a todos que participaram do processo de implantação do curso.

A professora Magali Grave colocou o CCBS à disposição dos estudantes e afirmou que o projeto do curso de Medicina coloca muita responsabilidade e dá autonomia ao aluno. “Tenho certeza que vocês farão a diferença”, disse ela.

Em sua fala, a pró-reitora de Ensino afirmou que, assim como ocorre para muitos dos estudantes, esta é a concretização de um sonho também para a Univates, que começou a trabalhar no projeto da Medicina em 2011. “Esse curso só é possível porque nasceu de uma forte parceria”, frisou ela, fazendo uma homenagem especial aos professores que compõem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Medicina.

Finalizando os pronunciamentos oficiais, o reitor Ney Lazzari destacou que “este é um daqueles dias que ficará marcado na história”. Ele também enfatizou a parceria da Univates com o Hospital Bruno Born e Hospital de Estrela e com as prefeituras de Lajeado e Estrela, imprescindíveis na concretização de mais este projeto para o Vale do Taquari. Lazzari ressaltou que com esta nova graduação mais alunos circularão pelo câmpus durante o dia, e destacou algumas atividades que estão à disposição dos estudantes, especialmente nas áreas esportiva e cultural. O reitor também falou sobre os cursos de aperfeiçoamento na língua inglesa e das possibilidades de intercâmbio acadêmico no exterior.

“Sentimo-nos orgulhosos de estarmos iniciando este novo curso”, destacou Lazzari, concluindo com uma fala dirigida aos pais dos alunos. “Vamos ter aqui esses jovens durante seis anos. Esperamos que, além do conteúdo de sala de aula, os filhos de vocês aprendam a ser humanos melhores, éticos e responsáveis, porque nossa missão também é melhorar as pessoas que aqui estão”, completou o reitor.

No turno da tarde, o grupo de estudantes participou de um tour guiado para conhecer os principais espaços da Instituição. Os pais do estudante Bruno Vicenzo Thomas Bresolin, Marione Thomas Bresolin e Roberval Bresolin, consideraram boa a recepção aos novos alunos. Eles moravam em Lajeado até o ano de 1994, quando se mudaram para a cidade de Santa Maria. “Naquela época só existia o Prédio 1 e poucos cursos de graduação. É surpreendente o crescimento da Univates. Achamos a estrutura muito boa, tanto a organizacional quanto a física”, ressaltaram.

O acadêmico Eduardo Lopes, natural do município de Xanxerê, em Santa Catarina, contou que a Univates superou suas expectativas. “É uma estrutura muito boa para o curso de Medicina, tanto a interna quanto os hospitais. Tenho boas expectativas, acho que a Univates tem tudo para ter um curso de destaque no Rio Grande do Sul”, salientou ele, que deixou a cidade de Porto Alegre, onde fazia cursinho pré-vestibular, para estudar na Instituição.

Saiba mais

A primeira turma do curso de Medicina da Univates é formada por 25 alunos, selecionados dentre mais de 1.500 inscritos, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este primeiro processo seletivo contou com inscritos de todos os estados brasileiros, e um novo processo será aberto em junho, com mais 25 vagas à disposição.

Texto: Tamara Bischoff / Tuane Eggers

Tuane Eggers

Grupo de alunos participou de tour guiado pelo câmpus

Tuane Eggers