Projetos atendem escola na região metropolitana

Postado em 22/04/2014 15h

Por -

Na última quarta-feira, dia 16, acadêmicos bolsistas dos projetos de extensão “História e Cultura Kaingang em Lajeado e Estrela/RS” e “Arqueólogo por um dia”, coordenados, respectivamente, pelos professores Luís Fernando Laroque e Neli Galarce Machado, estiveram na região metropolitana de Porto Alegre participando de atividades sobre a Semana Indígena no Colégio Estadual Augusto Meyer, localizado no município de Guaíba.

A palestra “Os Indígenas no Tempo Presente”, destinada aos alunos do Ensino Médio Politécnico, foi ministrada pelos alunos bolsistas e voluntários Marina Invernizzi, Jonathan Busolli, Moisés Blum Vedoy e Tuani de Cristo, integrantes do projeto “História e Cultura Kaingang em Lajeado e Estrela/RS”. A atividade abordou questões relativas às políticas indigenistas brasileiras, passando pelo Regimento de Tomé de Souza, a Constituição de 1824, a Lei de Terra de 1850, a criação do SPILTN em 1910, da Funai em 1967, a Constituição de 1988 e as recentes manifestações dos indígenas em nível regional e nacional contra a PEC 215, que compromete direitos adquiridos sobre a demarcação de territórios tradicionais.

O fio condutor da palestra foi a realidade dos indígenas Kaingang residentes em áreas urbanas no Vale do Taquari e em territórios na região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, a atividade também abordou aspectos culturais, como casamentos clânicos e a Festa do Kikikóia, que continuam presentes nas vivências Kaingang.

Já a atividade do projeto “Arqueólogo por um dia” foi voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, sendo ministrada pelos bolsistas e voluntários Rodrigo Muller Marques, Jean Lopes de Oliveira e Lauren Waiss da Rosa. A parte teórica abordou o patrimônio material e imaterial indígena brasileiro. Na parte prática, os participantes da Educação Básica exercitaram atividades de escavações em simulação de sítios arqueológicos na própria escola.

As oficinas atingiram os objetivos dos projetos no sentido de possibilitar aprofundamento de aprendizagens, reflexões e discussões sobre a temática indígena e patrimonial, além de estender trabalhos da Univates para além da região do Vale do Taquari.