Volta às aulas na Univates com Biblioteca em novo espaço

Postado em 28/07/2014 16h46min

Por Nicole Morás

No dia 2 de agosto, sábado, mais de 12 mil estudantes dos cursos de graduação, sequencial e técnicos retornam às aulas na Univates. O segundo semestre letivo chega com uma novidade para incentivar ainda mais os estudos na Instituição: a nova Biblioteca passará a funcionar em um local especialmente planejado no Centro Cultural, a partir da segunda-feira, dia 4.

O local comportará um acervo para mais de 300 mil livros, que passam a ser divididos de acordo com as áreas do conhecimento, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), identificadas por cores. O local contará com novos computadores para o atendimento do usuário e para pesquisa ao catálogo, adotando tecnologias como tablets, notebooks e telas touch screen.

O novo espaço da Biblioteca será composto ainda por salas de estudos individuais e coletivos, miniauditório e lounges para descanso. O Museu Regional do Livro ganha mais visibilidade com a mudança e haverá sistemas de autoempréstimo e de autodevolução - incluindo estações para devolução nos prédios 8 e 16. Para a gerente da Biblioteca da Univates, Ana Paula Lisboa Monteiro, participar da idealização deste projeto é uma realização para qualquer bibliotecário. “É um sonho fazer essa ideia virar realidade. Espero que esse espaço vire rotina para os acadêmicos e que, com o tempo, possamos participar ainda mais da vida da comunidade”, afirma.

Na volta às aulas, 18 salas de aula localizadas na parte inferior da arquibancada do Estádio Olímpico da Univates também receberão turmas dos cursos Técnicos e de graduação. No mesmo dia 2 de agosto será realizada a primeira formatura da Instituição no Teatro do Centro Cultural Univates. Os formandos dos cursos Técnicos recebem seus diplomas a partir das 17h, em solenidade que marca o início de um novo sistema de formaturas.

Para receber os alunos, a Univates realiza, durante as férias acadêmicas, algumas obras de manutenção. Na volta às aulas, a escada de acesso das paradas de ônibus ao Prédio 11 já estará disponível, assim como o acesso dos prédios 11 e 12 ao Centro Cultural.

Neste período de recesso, o Setor de Engenharia e Manutenção trabalha também no projeto de revitalização do “Laguinho”. Neste momento, estão sendo executadas as estacas de concreto que recebem a estrutura de madeira para o deck que irá integrar a paisagem urbana do câmpus. A área de lazer terá dois acessos: a partir dos fundos do Prédio 9 e pela rua interna dos prédios 11 e 12, incluindo rampas de acessibilidade para cadeirantes. O espaço deverá ser concluído no final de setembro.

Primeiro Encontro será dia 14 de agosto
Para acolher os novos alunos de graduação, sequencial e técnicos e apresentar informações importantes para a trajetória acadêmica, a Univates realiza, no dia 14 de agosto, às 19h20min, o “Primeiro Encontro”. O evento ocorre no auditório do Prédio 7 com atividades de descontração, informações e distribuição de brindes. Os estudantes ingressantes serão liberados do primeiro período da aula para participarem do evento e ganharão presença integral – lembrando que após o intervalo, haverá aula normal. Os ingressantes que não terão aula nessa data também são convidados a participar.
A recepção é um trabalho desenvolvido pela Comissão de Acolhida da Instituição. No mesmo dia, o Diretório Central dos Estudantes realiza a tradicional Festa dos Bixos a partir das 20h45min.

Texto: Nicole Morás

Estacas de concreto estão sendo instaladas para receber estrutura de madeira do futuro deck

Nicole Morás

Biblioteca no Centro Cultural Univates reabre no dia 4 de agosto