O cuidado que ultrapassa fronteiras

Postado em 31/07/2014 14h52min

Por Tuane Eggers

Depois de aproximadamente 26 horas de viagem, Dora Lucia De Vito e Franco Liviñi ficaram mais tranquilos ao conhecer o ambiente em que sua filha Viviana Liviñi passará os próximos meses. Viviana escolheu a Univates para realizar seu intercâmbio acadêmico, como parte do curso de Engenharia Agronômica, realizado na Facultad de Ciencias Agrarias Uncuyo, em Mendoza, Argentina.

Acompanhados por uma amiga íntima da família, Irmã Leda, os pais de Viviana resolveram trazer a filha de carro para Lajeado, sua nova cidade. A ideia surgiu de Irmã Leda, que é natural de Caxias do Sul, mas vive em Mendoza há 18 anos. “Conheço Viviana desde bebê, ela é a menina dos olhos da família, por ser a mais jovem e a única dos quatro filhos que ainda não está casada”, explica Irmã Leda. De acordo com ela, quando soube que o intercâmbio de Viviana seria em Lajeado, propôs a viagem de carro para conhecerem também a sua cidade natal.

Os pais da intercambista aceitaram a proposta, principalmente pela possibilidade de conhecer o lugar em que a filha irá viver durante o semestre. “Tranquiliza-nos saber que é uma cidade pequena e mais calma. Além disso, nos encantamos com a atenção e a personalização do contato com a Univates. Quando chegamos, a equipe de intercâmbio já sabia que ela era a Viviana. Isso é muito importante para nós: ser uma pessoa e não apenas um número”, ressalta Dora Lucia.

De acordo com os pais de Viviana, a primeira impressão da Univates foi maravilhosa. “Caminhamos da entrada até aqui, no Prédio 9, e tivemos a impressão de ser um local organizado, calmo e seguro. Ficamos com a sensação de que cumprem todas as expectativas, tanto no âmbito educativo quanto no âmbito pessoal”, acrescentaram Dora Lucia e Liviñi.

As expectativas de Viviana são as melhores: conhecer uma nova cultura, diferentes cidades, estudar disciplinas fora de seu currículo argentino, aprender a falar português e, é claro, conhecer pessoas. “Gosto muito dos brasileiros, porque são muito alegres e amáveis”, destaca a estudante.

Neste semestre, a Univates recebe 15 estudantes estrangeiros, e 27 estudantes da Instituição estarão viajando para outros países – 23 por intercâmbio tradicional e outros quatro pelo programa federal Ciência Sem Fronteiras. Viviana está entre os quatro intercambistas argentinos que a Instituição recebeu até o momento.

Detalhes sobre opções de intercâmbio da Univates podem ser conferidos no site www.univates.br/intercambio ou obtidos pelo e-mail mobility@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Da esquerda para a direita: Irmã Leda, Franco e Viviana Liviñi e Dora Lucia De Vito

Tuane Eggers