Professora de Ciências Biológicas conquista título de doutora

Postado em 22/08/2014 14h22min

Por Nathália Braga

A docente Liana Johann, que leciona nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental da Univates, defendeu sua tese de doutorado no último dia 20 de agosto, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. “É mais uma batalha vencida, um sonho realizado, e o início de uma nova fase da minha vida”, ressalta.

Com o tema “Bioecologia de ácaros associados à cultura da videira no Estado do Rio Grande do Sul”, a professora apresentou sua pesquisa aos doutores Ângelo Pallini, da Universidade Federal de Viçosa; Marcon Botton, da Embrapa Uva e Vinho; e Nelson Fontoura, da PUC-RS.

A temática escolhida surgiu a partir da pesquisa realizada durante o mestrado feito na Univates, em Ambiente e Desenvolvimento, com orientação do professor doutor Juarez Ferla. Liana relembra que, na época, ela e o orientador fizeram levantamento de espécies de ácaros presentes na videira e conheceram as principais espécies de ácaros fitófagos e predadores.

No entanto, ela comenta que não foi possível conhecer tudo em relação a estes organismos. “No doutorado, resolvi preencher algumas das lacunas existentes no conhecimento, como a biologia do principal ácaro fitófago e de dois predadores importantes, além de analisar a relação ecológica entre as três espécies”, destaca.

Além disso, a professora descreveu espécies de Stigmaeidae que eram desconhecidas pelas ciências. Durante o doutorado, Liana contou com orientação dos professores doutores Gervásio Silva Carvalho, da PUC-RS, e Juarez Ferla.

Texto: Nathália Braga

Tese de doutorado da professora da Univates, Liana Johann, tratou sobre ácaros