Semana Acadêmica das Ciências Biológicas tem início com palestras

Postado em 01/09/2014 21h53min

Por Nicole Morás

A Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, da Univates, teve início nesta segunda-feira, dia 1º de setembro. A abertura foi conduzida pela coordenadora Rosângela Salvatori e pelo professor Walter Orlando Beys da Silva, e contou com apresentação musical de um grupo de alunos do Colégio João Batista de Mello.

A primeira palestra da programação foi realizada pela doutora Luciane Passaglia, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Luciana afirmou ser muito bom ver ex-alunos seus multiplicando o conhecimento da área em novas universidades, como a Univates. Sobre “Bactérias promotoras do crescimento vegetal: alternativas para uma agricultura sustentável”, a professora reviu conceitos básicos e abordou as interações entre bactérias e plantas, explicando que elas podem ser associativas, endofíticas ou simbióticas.

Conforme a pesquisadora, as bactérias podem contribuir para a fixação de nitrogênio – dispensando o uso de adubos nitrogenados, para a solubilização ou transferência de nutrientes como ferro e fósforo, para a produção de antibióticos em benefício das plantas, para a produção de hormônios de crescimento, e ainda para a detoxificação e fitoremediação do solo contaminado com metais pesados.
“O cultivo de soja não usa adubo nitrogenado e sim bactérias que contribuem para o crescimento das plantas, por isso o produto brasileiro é tão competitivo no mercado”, explicou. Luciane explicou ainda que os inoculantes ajudam a reduzir o uso de fertilizantes sem que haja redução na produtividade e como é feito o processo de isolamento e identificação dessas bactérias PGRP (Plant Growth Promoting Rhizobacteria).

A doutora afirmou ainda que há mais de três mil bactérias isoladas e com grande potencial de PGPR, relacionadas às principais culturas agrícolas como da cana-de-açúcar, do girassol e canola. Luciane apresentou ainda o trabalho realizado com este método na cultura do trigo e destacou o trabalho da docente da Univates Camille Granada sobre o crescimento da planta tremoço para a recuperação de áreas degradadas por arenização. O evento da segunda-feira teve ainda a palestra “Biofilmes microbianos: conceitos, prejuízos e estratégias de combate”, ministrado por Alexandre José Macedo.

A Semana Acadêmica dos cursos de Ciências Biológicas segue até a próxima quinta-feira, dia 4, com palestras, projeção de filmes e minicursos. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454, ou pelo e-mail cbs@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Prof. Walter Orlando Beys da Silva