Univates recebe palestra “Sobre a medida do gesto: curadoria e expografia”

Postado em 30/09/2014 18h

Por Nicole Morás

A Univates recebe, na próxima quinta-feira, dia 2, a palestra “Sobre a medida do gesto: curadoria e expografia”, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11. A atividade será ministrada pela doutora em Artes Visuais Ana Maria Albani de Carvalho.

O objetivo do evento é discutir, em termos teóricos e práticos, a atuação profissional em artes visuais, com foco nas atividades relacionadas à concepção e montagem de exposições, ou em linguagem técnica, no trabalho de curadoria e expografia. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos/.

A atividade integra a programação da exposição “A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul”, promovida pelo pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte em parceria com o MACRS.

A exposição ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Unidade Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135), até o dia 17 de outubro, com entrada franca. A atividade tem curadoria da Ana Maria Albani de Carvalho e é um projeto educativo de Alice Benvenuti.

Sobre a palestrante
Ana Maria Albani de Carvalho é doutora em Artes Visuais - história, teoria e crítica e professora dos cursos de bacharelado em Artes Visuais e história da Arte do Instituto de Artes do UFRGS, nos quais é responsável pelas disciplinas de Laboratório de Museografia e de Expografia. Coordena o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos referentes aos temas de curadoria, sistema de artes mercado. Atua como curadora desde os anos 90, tendo coordenado a galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo/ IA URFGS e realizado exposições, como curadora, em instituições como a Fundação Vera Chaves Barcellos, Fundação Iberê Camargo, Santander Cultural, MARGS, MACRS, entre outros.

Texto: Nicole Morás

Palestra integra programação de exposição realizada pelo Sesc Lajeado