Eventos abordam trabalho, educação e gestão na saúde

Postado em 21/10/2014 11h15min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de analisar desafios e perspectivas do serviço-escola como espaço de formação em saúde, a Univates deu início, na manhã desta terça-feira, dia 21, ao IV Seminário de Práticas em Educação e Saúde e ao III Simpósio da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). Os eventos prosseguem até quinta-feira, dia 23, com apresentações e debates sobre os trabalhos realizados ao longo do ano pelas equipes envolvidas.

Na abertura oficial, a coordenadora da Cures, professora Olinda Saldanha, falou que os resultados obtidos pelo serviço são advindos do empenho dos estagiários, bolsistas, professores e equipes dos municípios envolvidos que, de acordo com ela, são um conjunto de pessoas que acreditam e trabalham junto na proposta de saúde integrada. “Para o próximo ano, a ideia é ampliar o serviço, não só envolvendo mais cursos, mas também no âmbito de serviços prestados”, ressaltou.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates, professora Magali Grave, lembrou que os alunos que ainda não passaram pela Cures devem passar em breve, já que é um ambiente que proporciona uma visão integral de saúde. Em nome do CCBS, ela agradeceu a presença e desejou um bom evento a todos.

Uma das organizadoras do evento, a professora Gisele Dhein, destacou a importância da atividade como um espaço para compartilhar experiências e refletir sobre as práticas na área da saúde. Além disso, ela também comentou sobre a programação dos dias do evento. “Neste ano teremos, pela primeira vez, a participação de ex-alunos falando sobre sua experiência na Cures e sobre o que esta passagem influenciou na sua atuação profissional”, comentou ela.

Após, teve início a palestra de Cristianne Famer Rocha, com mediação da professora Olinda Saldanha. A palestrante é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua, desde 2004, como consultora do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan-Americana da Saúde, em diversos projetos no Brasil e no exterior. Em sua explanação, Cristianne falou sobre processos de educação e redes de cuidado a partir da intersetorialidade.

De acordo com ela, sua intenção em falar sobre esse tema é mostrar as possibilidades e aprendizado que se pode ter com áreas e pessoas diferentes. Além disso, ela abordou a importância e potencialidades das redes. “Elas talvez exijam mais responsabilidades e mais compromissos do que trabalharmos sozinhos. As redes também são lugares que não permitem mais que existam hierarquias, promovendo a descentralização”, destacou ela.

Para a professora, operar em rede deve ter como requisito objetivos em comum. “Os ganhos de trabalhar em rede vêm a longo prazo, são inevitáveis. Mas talvez a principal questão seria o que a gente dá para trabalhar em rede”, disse Cristianne, sobre a importância do empenho e dedicação de todos os envolvidos. “Se na área da saúde não nos reconhecermos como pares, como nós de uma rede, imagina para além desta rede”, complementou.

Segundo a palestrante, a intersetorialidade demanda iniciativa, mas também receptividade. Além disso, outro aspecto citado por ela é a necessidade de incluir as mais diversas áreas. “A gente precisa acreditar no outro”, argumentou Cristianne. Após, ela apresentou algumas experiências no campo da educação em saúde. Entre elas, o Chalé da Cultura, localizado no pátio interno do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. Cristianne falou sobre as interfaces com a arte que o ambiente propõe, oferecendo aos participantes atividades como oficinas de fanzine e de música e sarau literário.

As atividades do Seminário e Simpósio prosseguem nesta quarta-feira, dia 22, com apresentações dos trabalhos inscritos e diversas oficinas. Já na quinta-feira, dia 23, ocorrerão as mesas redondas “Aproximações ensino-serviço: estreitando laços e produzindo redes”, ministrada por trabalhadores da rede dos municípios de Arroio do Meio, Estrela e Lajeado e estagiários da Cures, e “Contribuições da Cures na formação profissional”, ministrada por diplomados de diversos cursos, no turno da manhã, no auditório do Prédio 7.

No turno da noite, no auditório do Prédio 3, será realizada a mesa redonda de encerramento “Redes de cuidado e atenção básica”, ministrada por Liane Beatriz Righi. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5582.

Texto: Tuane Eggers

Após abertura oficial, foi realizada palestra ministrada por Cristianne Famer Rocha