Inovação, produção e qualidade são abordados no XV Workshop em Alimentos

Postado em 22/10/2014 13h39min

Por Nicole Morás

Com o objetivo de difundir conhecimentos da área, teve início, nesta quarta-feira, dia 22, o XV Workshop em Alimentos. O evento, que tem como tema  Inovação, produção e qualidade, será realizado na Univates, no auditório do Prédio 3, até a próxima quinta-feira, dia 23.

Na abertura, um dos organizadores do evento e coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor Daniel Lehn, deu as boas-vindas aos presentes, incentivando a participação de todos durante as atividades do workshop. Lehn apresentou ainda a comissão que organizou o evento. Em seguida, a coordenadora científica do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Simone Stülp, apresentou o espaço da Univates dedicado à pesquisa e inovação, especialmente nas áreas de alimentos e ambiente, que são as áreas-foco da Instituição.

De acordo com Simone, a história da implantação do Tecnovates teve início na década de 1990, levando em conta aspectos como a vocação da região pelo tipo de indústrias que apresenta. “Não é à toa que chegamos ao ponto de termos um parque focado em alimentos. Sem conhecimento não há como desenvolver novos produtos e processos”, avaliou ela.

Na primeira atividade do evento, o professor português que leciona na Univates, José Pestana, apresentou a importância da análise do perfil lipídico de alimentos, buscando traduzir em linguagem informal alguns conceitos científicos. Segundo Pestana, a gordura contribui para os alimentos como atributo de textura e sabor. Ele explicou alguns benefícios do consumo de gordura animal, como a regulação do sistema hormonal. Por outro lado, o professor afirmou que algumas classes de lipídios, como as gorduras saturadas, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e aterosclerose.

Sobre o processo tecnológico desses alimentos, Pestana disse haver valor na separação da gordura do leite para produtos específicos, como a nata e a margarina. Já na gordura da carne, esse valor tecnológico pode ser conferido no bacon e no presunto. “Também há valor econômico, pois os produtores de leite com maior quantidade de boas gorduras são melhor remunerados. Há várias classes de ácidos graxos, umas melhores do que as outras. No geral, a gordura das carnes é melhor do que a dos laticínios”, afirmou.

Ainda na parte da manhã, foi realizada a palestra “Determinação de metais e halogênios em alimentos”, ministrada pelo doutor Edson Irineu Müller, da Universidade Federal de Santa Maria. O XV Workshop em Alimentos segue na tarde desta quarta-feira e também durante toda a quinta-feira, conforme programação abaixo.

Voltado a profissionais e a indústrias de alimentos e insumos, dentro da cadeia produtiva de alimentos, o evento busca proporcionar a interação entre alunos, profissionais e empresas do setor de alimentos, impulsionando o desenvolvimento e ampliando as possibilidades de aplicação de conhecimentos. A atividade integra o 8º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5520.

Ministrante(s)

14h às 15h30min

Palestra Processos de digestão de amostras por micro-ondas

Alexandre Silveira e Aline Nabuco (Superlab)