Technology Day integra acadêmicos da Univates e alunos de Ensino Médio

Postado em 24/10/2014 23h24min

Por Nathália Braga

Uma noite para tratar somente de tecnologia. Esse é o propósito do II Technology Day, que faz parte do 8º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), ocorrido nesta sexta-feira, dia 24, no Complexo Esportivo da Univates. A integração entre alunos de Ensino Médio e acadêmicos da Instituição resultou num evento agitado e de grande público.

Uma novidade deste ano foi o “Desafio de Desenvolvimento de Produto”. A tarefa consistiu na construção de um carrinho de mão com papelões, cola e grampos. Ao todo, se inscreveram 14 equipes que almejavam o prêmio de R$ 1 mil.

Além desta competição, ocorreram as disputas “Ponte de Espaguete”, “6ª Olimpíada de Informática da Univates (Olinfu)” e “VII Competição de Robótica”. Sessões do Planetário Móvel também estiveram na programação.

“Pontes de Espaguete” é uma atividade na qual os estudantes devem planejar e elaborar uma ponte com espaguetes e epóxi. Após, é testada sua resistência à força aplicada, semelhante ao uso de uma ponte. As construções foram avaliadas pelo tempo em que resistiram ao desafio, ao cumprimento das regras e peso suportado. No total, 63 equipes competiram, somando 315 alunos participantes – 238 estudantes da Univates e 77 do Ensino Médio. A premiação destinada foi R$ 1 mil.

Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Instituição, Leonardo Grün, 21 anos, participou do Technology Day pela primeira vez. Estimulado pelo complemento na nota de uma disciplina, resolveu desenvolver uma ponte de espaguete com sua equipe, nomeada “Os Penni”. “O evento é interessante para ver na prática a aplicação dos cálculos”, destaca.

A “VII Competição de Robótica” contou com seis equipes que integraram dois desafios. O prêmio para cada tarefa foi de R$ 400 para o primeiro lugar de cada modalidade e R$200 para as segundas colocações. A “Olinfu” finalizou a competição iniciada na quinta-feira, dia 23. As cinco equipes concorreram ao valor de R$ 800 correspondente à premiação.

Mesmo sem integrar a área das ciências exatas e tecnológicas, a estudante de Publicidade e Propaganda Délis Bianchini prestigiou o evento. Ela acompanhou a exposição do veículo Baja. “O evento é grande, tem uma estrutura boa e atrai bastante pessoas”, avalia.

Na manhã deste sábado, dia 25, haverá o desfecho do 8º CCTEC com o XII Campeonato de Futebol, seguido de churrasco. O evento é uma promoção do Centro de Ciências Exatas e Tecnlógicas da Univates (CETEC).

Texto: Nathália Braga

Integração entre alunos de Ensino Médio e acadêmicos da Instituição resultou num evento agitado e de grande público