Acadêmica de Nutrição conquista Troféu Destaque da Área de Ciências da Saúde na PUCRS

Postado em 30/10/2014 13h38min

Por Nathália Braga

A estudante do curso de Nutrição da Univates Jéssica Schuster recebeu, no último dia 27, o Troféu Destaque da Área de Ciências da Saúde, premiação máxima ao melhor aluno pesquisador de cada grande área do XV Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento contou com mais de 700 trabalhos apresentados, sendo cerca de 230 na área de Ciências da Saúde.

O primeiro critério para concorrer ao prêmio foi a obtenção de nota máxima no SIC, recebendo assim o Certificado de Destaque. Entre os trabalhos Destaque foram escolhidos os melhores de cada área - levando em conta os currículos Lattes dos alunos, pontuando publicações em revistas científicas e em eventos classificados com Qualis A ou B na área, além da atuação do aluno em pesquisa.

O trabalho desenvolvido e apresentado pela acadêmica da Univates intitula-se “Uso do Índice de Adiposidade Visceral na predição do Risco Cardiometabólico em Mulheres não Obesas" e é vinculado ao projeto de pesquisa “Aspectos Nutrigenéticos de Parâmetros Bioquímicos e Antropométricos: implicações para a saúde humana”. O projeto é coordenado pelas professoras doutoras Simone Morelo Dal Bosco e Júlia Pasqualini Genro.

A amostra consiste em usuários do Ambulatório de Nutrição da Univates que participaram da pesquisa desde o seu início, em fevereiro de 2012. Para desenvolver o trabalho, Jéssica considerou somente mulheres não obesas. Foram incluídas no estudo 356 pacientes com idade média de 25 anos. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar a aplicabilidade do Índice de Adiposidade Visceral e o seu potencial como nova ferramenta clínica na Nutrição, por meio da análise da sua associação com marcadores bioquímicos e antropométricos em mulheres não obesas usuárias do Ambulatório.

Conforme Jéssica, a alegria em ter recebido um prêmio tão importante na área de Iniciação Científica é imensurável. “Sou apaixonada pela área de pesquisa em nutrição e cardiologia, e acredito que o interesse e a dedicação são fundamentais para que se possa desenvolver trabalhos de destaque e relevância. Fiquei muito emocionada quando anunciaram meu nome, pois se conquistei esse prêmio, foi por muito mais do que um bom trabalho desenvolvido e apresentado no SIC, foi por toda a minha trajetória em pesquisa, avaliada por meio do meu currículo. Destacar-se entre inúmeros trabalhos excelentes de diversas instituições é engrandecedor, e não há nada mais motivador do que ter o seu trabalho reconhecido”, declara.

A estudante frisa outras duas conquistas importantes em sua vida acadêmica: a seleção para uma bolsa de estudos no exterior, no valor de três mil euros, pelo Programa Ibero-Americanas, que teve cerca de 40 inscritos por vaga; e a seleção para o Projeto Rondon. A participação no Rondon será na Operação Jenipapo em janeiro de 2015, e o intercâmbio será de fevereiro a julho de 2015.

A recente conquista da aluna soma-se aos demais prêmios já recebidos em outros eventos. Desde 2013, ela coleciona premiações. Confira abaixo:

2013

- 2º lugar no prêmio "Melhor Tema Livre Oral" do Congresso de Cardiologia do RS;

- Certificado de Destaque do Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);

- 1º lugar no prêmio de Melhor Tema Livre da 25ª Jornada de Nutrição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);

2014

- Prêmio de Melhor trabalho da Sessão do XVIII Salão de Iniciação Científica do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul;

- 2º lugar no prêmio "Melhores Temas Livres" do Congresso de Cardiologia do RS

- Troféu Destaque da área de Ciências da Saúde no SIC da PUC 2014, com certificado de Destaque do Salão.

Texto: Nathália Braga

Jéssica ganhou premiação máxima na área de Ciências da Saúde do XV Salão de Iniciação Científica (SIC) da PUCRS

Divulgação

Jéssica recebeu o troféu do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, professor doutor Jorge Luis Nicolas Audy