Estádio Olímpico da Univates: futebol e atletismo ganham espaço

Postado em 22/11/2014 19h10min

Por Tuane Eggers

O ano de 2014 foi recheado de conquistas para a Univates. Depois da inauguração do Centro Cultural e do Tecnovates, realizadas no primeiro semestre, neste sábado, dia 22, foi a vez de inaugurar um novo espaço dedicado à prática esportiva e ao ensino: o Estádio Olímpico da Univates. A disputa do Troféu Univates/Comung deu início às atividades do espaço, que conta com medidas oficiais e gramado certificado pela Fédération Internationale de Football Association (Fifa).

Na cerimônia oficial de inauguração, o reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, agradeceu a presença de todos e falou que este campeonato é o primeiro de muitos que serão realizados no espaço. “Há sete anos atrás, inauguramos o Complexo Esportivo, com o jogo de basquete entre a Seleção Brasileira e a Seleção do Uruguai. Já naquele momento, nós pensávamos e imaginávamos em completar este conjunto de espaços esportivos com um espaço de campo de futebol”, ressaltou ele.

Segundo o reitor, o Estádio Olímpico é um espaço disponível para a comunidade acadêmica e para a comunidade de Lajeado e do Vale do Taquari. “Esta é uma instituição comunitária e ela devolve para a comunidade tudo o que recebe, através de obras como essa, através de um teatro, de uma biblioteca e de um campo de futebol, através da cultura, do conhecimento, da pesquisa e de tudo o mais que se faz aqui dentro”, destacou Lazzari. “Que a gente tenha muitos e muitos bons momentos neste espaço, como uma coletividade de Lajeado e do Vale do Taquari”, completou.

O vice-prefeito do município de Lajeado, Vilson Jacques Filho, agradeceu a Univates em nome da cidade. “Eu não poderia falar em outra coisa hoje que não fosse um agradecimento à Univates por mais este presente que dá para a cidade de Lajeado. Há poucos dias, nós inaugurávamos aqui um outro presente que a Univates nos deu, que foi o Centro Cultural”, salientou ele.

De acordo com Jacques Filho, a Univates é motivo de orgulho para o município, já que é um de seus alicerces. “Mais uma vez isso se confirma, pois a Univates, com todo o esforço de seus colaboradores, está nos ofertando hoje este Estádio Olímpico que, com certeza, servirá para que muitos de nossos atletas, muitos jovens, homens e mulheres, se formem aqui nessas pistas para darem ainda mais alegria do que nós já temos tido no esporte na região do Vale do Taquari”, acrescentou.

A disputa do Troféu Comung/Univates teve início no turno da manhã e prossegue neste domingo, dia 23. O campeonato de futebol foi composto por times da Univates, da Feevale, da Unisinos, do IPA e da Unilasalle, sendo que o jogo inaugural, após a cerimônia oficial, foi entre Univates e Unisinos. Além das instituições, também foi realizado um jogo da Escolinha do Clube Tiro e Caça.

A tradição do chimarrão também foi contemplada no evento. Durante o turno da tarde, os participantes receberam erva-mate e água quente distribuída pela empresa Ximango. Neste domingo, os jogos prosseguem a partir das 9h30min, sendo que a final do campeonato está marcada para as 15h30min.

Saiba mais sobre o Estádio Olímpico

Além do futebol, o atletismo olímpico também é um esporte que passa a ser contemplado com a estrutura da Univates, por meio de pista sintética, certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e apta a sediar competições de nível internacional. O local pode receber competições em diversas modalidades de atletismo, como salto em distância, salto em altura, arremesso de disco, de dardo e martelo.

Esta foi a primeira obra da qual a Univates teve total gerenciamento e administração, principalmente a parte da arquibancada. Dessa forma, o custo final da obra tornou-se significativamente menor. Além dos ganhos esportivos, o ensino também tem espaço nas 25 salas de aula disponíveis, e algumas, inclusive, já receberam atividades acadêmicas. As salas estão localizadas na parte inferior das arquibancadas, com capacidade para receber 1.920 pessoas, incluindo espaço para pessoas com deficiência.

A água que irriga o campo é proveniente de duas fontes: da chuva, por meio dos telhados do Complexo Esportivo e do reaproveitamento da água do próprio campo, e de um poço artesiano. A cisterna tem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva. A obra fortalece o ideal da Univates, de sempre buscar a sustentabilidade e a eficiência energética em suas novas edificações.

Texto: Tuane Eggers

Após a cerimônia, foi realizado jogo inaugural do Troféu Univates/Comung, entre Univates e Unisinos

Reitor da Univates, Ney Lazzari, deu o chute inaugural do Estádio Olímpico

Time da Univates