Seminário aborda políticas de preservação do patrimônio cultural

Postado em 24/11/2014 10h38min e atualizado em 28/02/2019 10h09min

Por Nathália Braga

O seminário “Patrimônio cultural, memória e políticas de preservação no Vale do Taquari” ocorreu nos últimos dias 21 e 22, no auditório do Prédio 11. Membros do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGVT), representantes de arquivos, museus e espaços de memória e acadêmicos do curso de História da Univates prestigiaram o evento, organizado pela professora Márcia Solange Volkmer.

O evento propôs reunir interessados no tema para discutir as políticas de preservação do patrimônio cultural do Vale do Taquari. Para iniciar as atividades, na sexta-feira, a docente pós-doutora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas Maria Letícia Mazzucchi Ferreira palestrou sobre o tema “Patrimônio e patrimonializações: o passado no futuro?”.

Ela agradeceu o convite para integrar o evento e discursou sobre alternativas, possibilidades e políticas de patrimônio e memória. “Há 30, 40 anos não se falava em memória, que é o reconhecimento de lembranças. Somos aquilo que lembramos”, frisou. Maria Letícia também citou exemplos de preservação de memórias e patrimônios culturais e instigou a análise desses exemplos.

Após, os também ministrantes do evento, Sérgio Nunes Lopes e Andrea Schnack, abordaram “O patrimônio histórico do Vale do Taquari”. No sábado, as atividades encerraram com a Assembleia Geral Ordinária do IHGVT, ministrada pela coordenadora do curso de História da Univates, Maribel Girelli, e pela professora da Instituição Márcia Volkmer.

Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5348.

Texto: Nathália Braga

Maria Letícia citou exemplos de preservação de memórias e patrimônios culturais e instigou a análise deles