Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates é contemplada com recursos do Pró-Equipamentos/Capes

Postado em 24/11/2014 14h40min

Por Nicole Morás

A Univates já colhe os frutos da sua qualificação como Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices). Isso porque a Instituição teve sua proposta selecionada no edital do Pró-Equipamentos, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) que visa a atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação das Ices.

De acordo com os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Cláucia Volken de Souza, e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD),  André Jasper, os equipamentos devem chegar à Univates no próximo ano. “Receberemos dois equipamentos que serão utilizados nas atividades de pesquisa vinculadas à área de concentração Espaço, Ambiente e Sociedade do PPGAD. No PPGBiotec, os equipamentos serão empregados nos trabalhos vinculados às áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia e Saúde”, afirmam os coordenadores.

Cláucia e Jasper explicam que serão adquiridos um liofilizador modelo de bancada com frascos de liofilização para processos de rotina, que será empregado no preparo de amostras de origem biológica ou ambiental; e um microscópio óptico de luz transmitida com polarização, fluorescência, ultravioleta e sistema digital de captura de imagens, para análise e registro fotográfico de amostras palinológicas, paleobotânicas e biológicas.

“Os equipamentos permitirão ampliar e modernizar a infraestrutura de pesquisa e pós-graduação da Univates, com ênfase nos focos temáticos da Instituição, que são Alimentos e Ambiente”, acrescentam os coordenadores. O valor total a ser repassado pela Capes é de R$ 165.000,00.

Texto: Nicole Morás

Os equipamentos serão utilizados em pesquisa nos focos temáticos da Univates: Alimentos e Ambiente

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas