Palestra aborda relação entre gestão de riscos e segurança do trabalho

Postado em 27/11/2014 21h56min

Por Nicole Morás

Alunos da pós-graduação em Segurança do Trabalho e do curso técnico em Segurança do Trabalho da Univates  assistiram, nesta quinta-feira, dia 27, à palestra “Gestão de riscos de segurança industrial, um contexto atual”, realizada no auditório do Prédio 7.

A atividade teve como objetivo abordar a ferramenta de avaliação de riscos e a gestão de riscos com foco na prevenção e segurança do trabalho, a partir da participação do Engenheiro de Segurança Luiz Fernando Bonadese. Ele tratou do tema a partir da sua formação também como engenheiro de processamento petroquímico e engenheiro químico, bem como da sua trajetória profissional em empresas Brasken, Gerdau e Copesul.

Para Bodanese, o profissional de segurança do trabalho precisa ter visão a médio e longo prazo. “Acredito que deva ser escolhida uma área e que se mostre resultados. Só assim quem participa começa a se envolver, especialmente se for possível conciliar a ferramenta com a melhora do trabalho para a pessoa”, afirmou ele, citando como exemplo análise de risco.

Sobre o profissional da área, ele afirmou que este deve auxiliar o gestor da área. “Este, por sua vez, precisa se envolver cada vez mais”, acrescentou. O engenheiro ainda da importância dos treinamentos com registro para que a empresa não seja exposta em caso de ocorrências. “Mais importante do que a velocidade é a continuidade na realização dos treinamentos”, finalizou.

A palestra teve a mediação dos professores Henrique Wolf e Eduardo Becker Delwing. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294.

Texto: Nicole Morás

Palestra abordou a relação entre gestão de riscos e segurança do trabalho