Estudante de Sistemas de Informação conta sobre experiência de intercâmbio

Postado em 18/12/2014 10h53min

Por Tuane Eggers

O ano de 2014 foi marcante para a internacionalização da Univates, já que contou com recorde de intercambistas. Dos 87 estudantes que estão estudando em outro país, 30 foram selecionados pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. Entre eles, está a acadêmica Ana Malikovski, do curso de Sistemas de Informação, que estuda na Irlanda e conta como está sendo a experiência.

Natural do município de Venâncio Aires, a acadêmica foi selecionada para estudar no Entertainment Systems do Waterford Institute of Technology, na cidade de Waterford. Ela chegou no país europeu em junho deste ano e permanecerá por um ano e três meses. “É um longo período para ficar longe de casa, mas é uma experiência gigante. A linguagem, a cultura e o estilo de vida são tão diferentes, mas, ao mesmo tempo, tão parecidos com os nossos no Brasil”, ressalta.

De acordo com Ana, antes de iniciar seus estudos na universidade irlandesa, ela cursou dois meses de aulas de inglês para o teste IELTS, um dos requisitos para estudar em país de Língua Inglesa. “No início, eu vivi com dois garotos brasileiros e a diferença cultural entre nós, do Sul do Brasil e de outras regiões, é quase maior que a diferença com a cultura irlandesa. Agora, estou vivendo com três garotos irlandeses, então devo falar inglês sempre”, explica.

Segundo a acadêmica, os irlandeses são muito solícitos e estão sempre prontos para ajudar. “Eles amam aproveitar a vida, beber e dançar. Aqui há muitos eventos envolvendo música, comida e cultura para integrar a comunidade”, destaca Ana, acrescentando que o principal alimento do país é a batata, mas há possibilidade de encontrar todos os tipos de comida por lá, inclusive a brasileira. “A cerveja mais famosa é a Guinness, mas também há diversos outros tipos e marcas. Elas são servidas em pints, como os chopes no Brasil. Há muitos pubs e clubes, mas todos eles fecham por volta das 2h ou 2h30min”, completa.

Ana deve retornar ao Brasil em setembro de 2015. Detalhes sobre intercâmbio da Univates podem ser conferidos no site www.univates.br/intercambio, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail mobility@univates.br.

Texto: Tuane Eggers