Sociologia e Antropologia é oferecida em Língua Inglesa

Postado em 19/12/2014 11h14min

Por -

No próximo semestre, a Univates dá mais um passo em sua proposta de internacionalização, com o oferecimento da disciplina de Sociologia e Antropologia, que envolve diversos cursos de graduação, em Língua Inglesa. A atividade é uma iniciativa da área de Humanidades, em conjunto com o Centro de Ciências Humanas e Sociais, e será ministrada pelo professor Gabriel Eidelwein.

A disciplina será oferecida na quarta-feira, no turno da noite. De acordo com o professor Eidelwein, todos os que se interessam pela temática e que se sentem minimamente preparados para aceitar o desafio, com leituras e discussões em Língua Inglesa, estão convidados a participar. “Mesmo aqueles que não possuem nível avançado ou fluência na língua estrangeira podem participar, imaginando-se, naturalmente, que cada um poderá participar com mais ou menos proveito, segundo o seu nível de conhecimento”, explica.

De acordo com ele, espera-se que a disciplina possa aprimorar tanto os conhecimentos em Ciências Humanas quanto as competências linguísticas dos participantes. “Assim, a disciplina será um espaço privilegiado, tanto para o estudo interdisciplinar como para a experiência cultural, devendo também participar intercambistas estrangeiros”, acrescenta.

Eidelwein explica que o tamanho da turma, com a partir de cinco alunos, também permitirá a atenção mais individualizada a cada estudante, enriquecendo a experiência. As matrículas podem ser feitas pelo site www.univates.br/matricula.

Detalhes podem ser conferidos pelo 0800 7 07 08 09.

Temas Contemporâneos é mais uma opção

Acompanhando o processo de internacionalização da Univates, mais uma disciplina em Língua Inglesa será oferecida no semestre 2015/A. Com caráter multidisciplinar, a disciplina de Temas Contemporâneos favorece a participação de todos os estudantes interessados em ler e debater sobre temáticas em voga no Brasil e em todo o mundo.

A iniciativa envolve esforços de diversos setores da Univates, especialmente da área de Humanidades, em conjunto com o Centro de Ciências Humanas e Sociais. Além desses, o Centro de Gestão Organizacional contribui para a proposta com a disciplina ministrada pela professora Maria Teresa Bizarria.

A atividade será ministrada aos sábados, no turno da manhã, possibilitando que os alunos possam usufruir melhor da experiência e do conteúdo a ser trabalhado em aula, favorecendo as discussões. Por ser uma disciplina dinâmica e tratar de temas atuais, a delimitação dos assuntos será discutida coletivamente, sendo as leituras compostas por textos acessíveis e, ao mesmo tempo, instigantes.

De acordo com a professora Maria Teresa, o convite se estende a todos os alunos que se identificam com essa discussão e que estejam dispostos a se surpreender positivamente com suas próprias capacidades. Ela lembra, ainda, que a disciplina não requer fluência na Língua Inglesa e o número reduzido de alunos propiciará um diálogo mais próximo da docente com cada participante, com acompanhamento ao seu desenvolvimento individual e coletivo ao longo do semestre.

O caráter multicultural não se restringe às temáticas e à língua estrangeira, pois a oferta também é voltada a estudantes de intercâmbio, que poderão compartilhar ideias a partir de sua perspectiva como cidadãos de outro país.

Tuane Eggers